COVID-19: ULSNA reporta mais dois óbitos e 47 novos casos no distrito de Portalegre

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) reporta esta segunda-feira, dia 18, no seu relatório da situação epidemiológica, mais dois óbitos, o que eleva para 102 o número de mortes registadas no distrito desde o início da pandemia, e mais 47 novos casos.

De acordo com os dados da ULSNA, um dos óbitos confirmados hoje está registado no concelho de Portalegre, que passa agora a somar 38 mortes desde o início da pandemia. O outro óbito não está referenciado no concelho de ocorrência, uma vez que a unidade de saúde não divulga números inferiores a três casos por concelho.

Da lista da ULSNA referente aos óbitos por concelho desde o início da pandemia, constam ainda os concelhos de Nisa com 13 óbitos, Elvas com 12, Marvão com 11, Alter, Campo Maior e Crato com quatro óbitos em casa concelho e ainda Ponte de Sor e Avis, ambos com três óbitos.

Reiteramos que os restantes óbitos não estão referenciados nos respectivos concelhos porque a unidade de saúde não divulga números inferiores a três casos por concelho.

O somatório dos números divulgados pela unidade de saúde indica que, desde o início da pandemia, foram confirmados 3300 casos na região do Alto Alentejo, mais 47 casos do que ontem, registando-se um aumento do número de casos activos que é de agora 1097 (+46), sendo que o número de recuperados é de 2101, menos um do que no último boletim.

De acordo com o boletim da ULSNA, há agora 44 pessoas internadas, mais duas do que ontem, e foram realizados nesta unidade de saúde 45.097 testes.

De acordo com os dados da unidade de saúde, Elvas é o concelho com mais casos activos com 276 (+12) no total, segue-se Nisa com 136 (=), Portalegre com 126 (+7), Campo Maior com 109 (+14) Ponte de Sor com 105 (+6), Alter com 93 (=),  Crato com 64 (=), Gavião com 33 (=), Marvão com 26 (=), Castelo de Vide com 32 (+1), Avis com 21 (+1), Sousel com 21 (+1), Fronteira com 22 (=), Monforte com 20 (+3) e Arronches com 13 (+1).

Importa realçar que os dados divulgados pela ULSNA referem-se até às 10h desta segunda-feira, dia 18, tendo por base os dados apurados por laboratórios públicos, o que poderá justificar o desfasamento de alguns números relativamente à informação que tem sido divulgada pelos Municípios.

Na sequência da nota acima mencionada, em alguns municípios verifica-se um significativo desfasamento no número de casos activos quando comparadas com as últimas actualizações veiculadas pelos Municípios, o que poderá estar relacionado com o facto de terem sido realizados testes em laboratórios privados, motivo pelo qual ainda não constam deste boletim da ULSNA.

No concelho de Elvas, a Câmara reporta um total de 384 casos activos. Em Arronches, onde foi confirmado um surto no lar de Mosteiros, a Câmara reporta 67 casos activos.

No concelho de Sousel a informação reportada pelo Município é da existência de 43 casos activos e em Ponte de Sor a informação veiculada aponta para 206 casos activos.

Também em Alter há uma discrepância significativa com a Câmara a reportar, na última actualização 115 casos, e em Campo Maior, onde foram detectados surtos entre as Irmãs Concepcionistas, no lar de Degolados e também no Bombeiros, são reportados 256 casos activos.

Já em Monforte, onde foi detectado um surto no Lar de Santo Aleixo, há de acordo com a Câmara um total de 89 casos activos.

Destaque ainda para o concelho de Nisa, onde poderão ainda não estar espelhados os 36 resultados positivos na sequência da testagem de mais de 200 funcionários do Município, cujos testes foram efectuados em laboratório privado.

Publicidade