COVID-19: ULSNA reporta mais dois óbitos e 106 novos casos no distrito de Portalegre

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) reporta esta quinta-feira, dia 21, no seu relatório da situação epidemiológica, mais dois óbitos, o que eleva para 112 o número de mortes registadas no distrito desde o início da pandemia, e mais 106 novos casos.

Dos dois óbitos confirmados hoje, um foi registado no concelho de Elvas, que contabiliza agora um total de 14 óbitos desde o início da pandemia. Destaque ainda para o concelho de Arronches que surge pela primeira vez nesta lista com um total de três óbitos

Da lista da ULSNA, referente aos óbitos por concelho desde o início da pandemia, constam ainda os concelhos de Portalegre com um total de 38 óbitos, Nisa com 16, Marvão com 11, Ponte de Sor com cinco, Crato, Campo Maior e Alter, cada um com quatro óbitos, e os concelhos de Avis, Castelo de Vide e Monforte, todos com três mortes associadas à COVID-19.

Reiteramos que os restantes óbitos não estão referenciados nos respectivos concelhos porque a unidade de saúde não divulga números inferiores a três casos por concelho.

O somatório dos números divulgados pela unidade de saúde indica que, desde o início da pandemia, foram confirmados 3525 casos na região do Alto Alentejo, mais 106 casos do que ontem, havendo a registar um aumento do número de casos activos que é de agora 1055, mais 39 do que ontem, e também o número de recuperados subiu para 2358, mais 311 do que ontem.

De acordo com o boletim da ULSNA, há agora 50 pessoas internadas, mais quatro do que ontem, e foram realizados nesta unidade de saúde 46.608 testes.

De acordo com os dados da unidade de saúde, Elvas é o concelho com mais casos activos com 222 (-10) no total, segue-se Campo Maior com 128 (+13) Portalegre com 124 (+11), Nisa com 115 (+5), Ponte de Sor com 102 (+4), Alter com 88 (-4), Castelo de Vide com 56 (+23), Crato com 55 (-4), Monforte com 31 (+1)  Gavião com 28 (=), Fronteira com 27 (+2), Sousel com 14 (-9), Marvão com 24 (+1), Avis com 19 (+1) e Arronches com 22 (+5).

Importa realçar que os dados divulgados pela ULSNA referem-se até às 10h desta quinta-feira, dia 21, tendo por base os dados apurados por laboratórios públicos, o que poderá justificar o desfasamento de alguns números relativamente à informação que tem sido divulgada pelos Municípios.

Na sequência da nota acima mencionada, em alguns municípios verifica-se um significativo desfasamento no número de casos activos quando comparadas com as últimas actualizações veiculadas pelos Municípios, o que poderá estar relacionado com o facto de terem sido realizados testes em laboratórios privados, motivo pelo qual ainda não constam deste boletim da ULSNA.

No concelho de Elvas, a Câmara reporta um total de 425 casos activos. Em Arronches, onde foi confirmado um surto no lar de Mosteiros, a Câmara reporta 72 casos activos.

No concelho de Sousel a informação reportada pelo Município é da existência de 31 casos activos e em Ponte de Sor a informação veiculada aponta para 185 casos activos.

Também em Alter há uma discrepância significativa com a Câmara a reportar, na última actualização 103 casos, e em Campo Maior, onde foram detectados surtos entre as Irmãs Concepcionistas, no lar de Degolados e também nos Bombeiros, são reportados 287 casos activos.

Já em Monforte, onde foi detectado um surto no Lar de Santo Aleixo, há de acordo com a Câmara um total de 68 casos activos.

Destaque ainda para o concelho de Castelo de Vide onde foram detectados surtos no Lar de Santo Amaro da Misericórdia e nos dois lares da Fundação Nossa Senhora da Esperança, onde existem um total de 89 casos positivos.

Publicidade