COVID-19: Surto no lar da Casa do Povo com 47 infectados

Um surto de COVID-19 detectado no fim-de-semana na Casa do Povo de Santo António da Areias infectou um total de 47 pessoas, das quais todos os utentes da instituição e ainda 10 funcionários.

Ao nosso jornal, a presidente da direcção da Casa do Povo, Cristina Novo, explica que os alarmes soaram quando uma utente da instituição testou positivo para a COVID-19 quando deu entrada no Hospital de Portalegre, na sexta-feira.

Perante esta situação e como medida de prevenção, a direcção promoveu uma campanha de testagem a todos os utentes e funcionários com recurso a testes antigénio, tendo 27 utentes e três funcionárias testado positivo. 

Já esta segunda-feira todos os utentes e funcionários foram submetidos a testes PCR, tendo os resultados sido positivos para todos os utentes e para 10 funcionários, que estão já todos vacinados e se encontram com sintomas ligeiros.

Atendendo a esta situação, todos os utentes infectados, residentes na Estrutura Residencial Para Idosos, encontram-se em isolamento, sendo que a instituição está em contacto com as autoridades oficiais e a adoptar todas as medidas de segurança.

Testagem à população

Perante esta situação, a Câmara de Marvão diligenciou uma campanha de testagem massiva à população, que vai decorrer até sexta-feira mediante inscrição.

Em comunicado, o Município justifica esta acção com «o surgimento de casos activos» no concelho e que «não se encontram circunscritos», defendendo que «a testagem é a única forma responsável de encontrar as cadeias de transmissão e procurar conter a pandemia, de acordo com as directrizes da Direcção-Geral da Saúde».

A campanha de testagem decorre no Pavilhão Polivalente de Santo António das Areias, até à próxima sexta-feira, entre as 18h e as 20h.

Publicidade