COVID-19: Surto na Misericórdia de Alter já vitimou cinco utentes. 64 pessoas ainda estão infectadas

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Alter fez hoje um ponto de situação do surto de Covid-19 que atingiu o Lar Nossa Senhora da Assunção, e que infectou 22 colaboradores e 49 utentes, havendo a lamentar o falecimento de seis utentes, sendo a principal causa de morte de cinco deles a Covid-19.

De forma a evitar uma situação de escassez de recursos humanos em áreas vitais como a prestação de cuidados diretos aos utentes, a Santa Casa recorreu às Brigadas de Intervenção Rápida da Segurança Social e realizou alguns ajustes nas funções dos colaboradores. De modo a assegurar uma vigilância e monitorização de sintomas dos utentes de uma forma quase permanente, foi ainda assegurada a presença da enfermeira e da médica da instituição diariamente, e «agradecemos à enfermeira Deolinda Pinto, que tem acompanhado, de forma voluntária, a maioria das instituições com surto no nosso Distrito, o facto de se ter deslocado às nossas instalações e de ter partilhado com a equipa presente a sua preciosa experiência acerca dos procedimentos a adoptar em situação de surto», realça a Mesa Administrativa.

Neste momento encontram-se ainda infectados 43 utentes, dos quais três estão hospitalizados, e 21 colaboradores, tendo um já recuperado e regressado à equipa.

«Neste momento, estamos focados em proporcionar aos nossos utentes um nível adequado de dignidade e conforto e em assegurar os cuidados de alimentação, hidratação e higiene, bem como o acompanhamento médico e de enfermagem adequados. Agradecemos também aos familiares por permanecerem calmos e por confiarem no trabalho da nossa equipa», refere a Mesa Administrativa, que enaltece e agradece a resiliência dos colaboradores que «permanecem dedicados, unidos e motivados com o objectivo de prestar os melhores cuidados possíveis aos nossos utentes».

Publicidade