COVID-19: Primeiro caso de residente no concelho confirmado em Fronteira

O concelho de Fronteira regista hoje o primeiro caso confirmado de infecção por COVID-19, de uma pessoa residente na freguesia de Fronteira, a qual, segundo a informação da Câmara, encontra-se com sintomas ligeiros e em isolamento determinado pela Autoridade de Saúde Pública, fora do concelho «em virtude de vicissitudes pessoais».

A autarquia informa ainda que os contactos próximos, nos termos definidos pela orientação da Direção Geral de Saúde «encontram-se também em isolamento e vigilância pela Autoridade de Saúde Pública, seguindo-se o protocolo sanitário determinado por lei, nomeadamente no que respeita a testagem, acompanhamento e monitorização de sintomas».

Ainda de acordo com o mesmo comunicado, e tendo em conta a estratégia municipal de vigilância preventiva a instituições particularmente sensíveis, «os contactos próximos encontravam-se já em isolamento preventivo antes do conhecimento do diagnóstico que ora se reporta, tendo sido submetidos a teste RT – PCR através de amostra recolhida por zaragatoa nasofaríngea após o início desse período de isolamento, tendo a testagem resultado negativa. Manter-se-ão em isolamento pelo período definido nas orientações da DGS».

O Município de Fronteira manifesta os seus votos de uma rápida recuperação à pessoa infectada e manifesta a sua total disponibilidade e apoio à mesma, bem como às pessoas que se encontrem em isolamento, enaltecendo «o comportamento preventivo que todos assumiram desde o primeiro momento contribuindo, dessa forma, por antecipação, para protecção dos demais e contenção imediata da situação».


Nota: deste reporte da situação epidemiológica não constam os primeiros quatro casos diagnosticados e recuperados dos trabalhadores sazonais não se encontrarem reportados pela DGS ao concelho de Fronteira pro não ser a sua residência habitual. 

Publicidade