COVID-19: Primeiro caso confirmado em Portalegre é uma jovem do internato

O primeiro caso confirmado, de forma oficial, de infecção pelo COVID-19 na cidade de Portalegre é uma jovem da Casa de Acolhimento de Nossa Senhora da Conceição – o internato feminino, que realizou o teste no sábado e o resultado foi obtido ontem ao final do dia.
O director da instituição, Filipe Serrote, confirmou ao nosso jornal esta informação, tendo avançado que, a partir do momento em que foi conhecido o resultado, foi «de imediato« implementado o Plano de Contingência, estando neste momento a Casa de Acolhimento «isolada», ou seja, «ninguém sai ou entra na instituição, e, em coordenação com a Delegada de Saúde, todos os funcionários e as jovens institucionalizadas irão ser testados, e estamos a aguardar que sejam marcados os testes», avança o responsável.
Filipe Serrote explica ainda que a jovem esteve em fuga, pelo que está também a ser analisada a cadeia de transmissão e identificados todos os possíveis contactos que a jovem terá tido, assim como serão contactadas todas as pessoas que possam ter estado em contacto directo com a instituição, com as jovens institucionalizadas e com os funcionários.
O director refere ainda que reuniu, ainda ontem, de forma presencial com todos os que se encontram isolados neste momento na Casa de Acolhimento para lhes explicar os procedimentos e o que será feito perante esta situação, procurando também «transmitir-lhes alguma calma».
Apesar este ter sido o primeiro caso oficialmente confirmado, o nosso jornal sabe que, pelo menos, mais duas pessoas residentes no concelho de Portalegre obtiveram testes positivos.

Publicidade