COVID-19: Municípios do Alto Alentejo cancelam eventos e encerram edifícios temporariamente

No âmbito das directrizes da Direcção-Geral de Saúde no sentido de prevenir a evolução epidemiológica do novo coronavírus (2019-nCoV), vários municípios do Alto Alentejo anunciaram o encerramento temporário de vários edifícios e serviços públicos, bem como a suspensão ou cancelamento de eventos.

Campo Maior

No concelho de Campo Maior, na sequência da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil, foram canceladas todas as actividades da sua responsabilidade ou que tenham lugar em edifícios municipais, bem como procedeu ao encerramento de todos os espaços municipais até ao final do mês de Março. Assim, e com efeitos imediatos, estão encerrados os Museus Municipais, Biblioteca Municipal João Dubraz, Centro Cultural de Campo Maior;, Centro Comunitário de Campo Maior, a Loja e Lavandaria Social, o Pavilhão da Escola Secundária, no horário afecto ao Município, bem como foi cancelado o Mercado Mensal, agendado para o próximo sábado.

Contudo, mantêm-se em funcionamento regular todos os serviços de atendimento ao munícipe, cumprindo com as recomendações de prevenção.

Elvas

Também a Câmara de Elvas já tornou públicas algumas medidas de prevenção, decretando, até ao final do mês, o cancelamento da Exposição Canina Internacional de Elvas, Festival da Juventude e Académico de Elvas Expo Noivos e Feira Escolar, bem como o encerramento das Piscinas Municipais de Elvas e os Pavilhões Desportivos Municipais de Elvas, Vila Boim e da Escola Básica 2,3 da Boa-Fé, o Centro de Negócios Transfronteiriço, Coliseu Comendador Rondão Almeida, Estádio Municipal de Atletismo, os três campos do Estádio Municipal de Elvas e os campos de futebol de Santa Eulália, Terrugem e Vila Boim, os pavilhões multiusos de São Vicente, Santa Eulália, Barbacena, Terrugem, Vila Boim e Varche, a Biblioteca Municipal, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Casa da Cultura, Forte da Graça, Forte de Santa Luzia, Casa da História Judaica e Posto de Turismo do Castelo, o Cineteatro Municipal e o Auditório São Mateus.

Durante este mesmo período de tempo, estão suspensas todas as deslocações em autocarros municipais para fora do concelho de Elvas.

Fronteira

 No concelho de Fronteira, o Município decidiu, com efeitos imediatos e até ao dia 1 de Abril, cancelar/suspender todos os eventos ou iniciativas públicas sob a sua responsabilidade, bem como de todas as actividades diárias de natureza desportiva e cultural.

Foi ainda decidido encerrar o Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, a Biblioteca Municipal, o Centro Cultural de Fronteira (mantendo-se, neste caso, os serviços disponibilizados por entidades externas ao Município), piscina e pavilhão gimnodesportivo municipais, bem como cancelar o mercado mensal.

Ponte de Sor

Também o Município de Ponte de Sor decidiu cancelar até ao dia 22 de Março, um conjunto de eventos/actividades, afirmando no entanto que «esta situação está a ser constantemente monitorizada e não há registo de nenhum caso no concelho».

Portalegre

A Câmara de Portalegre fez também saber que, apesar de não existir nenhum caso no concelho nem na região, procedeu ao adiamento de todos os eventos em equipamentos municipais e organizados pelo município, incluindo o mercado mensal, bem como ao encerramento, por tempo indeterminado da Piscina Municipal, Pavilhão Gimnodesportivo, balneários dos estádios, Centro de Artes do Espectáculo, Museus, Castelo e do Posto de Turismo.

Contudo, vão manter-se abertas ao público as infra-estruturas desportivas ao ar livre, Biblioteca, Mercado Municipal, bem como o atendimento no edifício dos Paços do Concelho garantindo a prestação de todos os serviços à população.

No que diz respeito aos transportes, está assegurado o regular transporte de passageiros, sendo apenas cancelado o transporte ocasional.

A Câmara de Portalegre adianta ainda que até ao final da semana estará disponível no site do município um canal de atendimento virtual.

Publicidade