COVID-19: Distrito de Portalegre com um novo caso e sete recuperados. Não há óbitos a registar nas últimas 24h

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) reporta no seu boletim desta quarta-feira, dia 10, mais um caso de COVID-19 e sete recuperados no distrito de Portalegre, não havendo registo de óbitos nas últimas 24h.

De acordo com os dados que figuram no relatório da ULSNA o distrito regista um total de 234 mortes associadas à Covid-19 desde o início da pandemia.

Em termos globais e de acordo com as informações divulgadas pela ULSNA, o concelho de Portalegre continua a ser o mais afectado com um total de 50 óbitos desde o início da pandemia, seguido de Elvas com 29 mortes, de Ponte de Sor com 27, de Castelo de Vide com 26, de Nisa com 20, de Marvão com 17 e de Alter com 14.

Da lista constam ainda os concelhos de Campo Maior com 12, Monforte com oito, Crato com oito, Arronches com sete, Fronteira com sete, Sousel com quatro e Avis com três.

Reiteramos que o concelho de Gavião não tem referenciados óbitos neste boletim, apesar de já ter sido confirmada a ocorrência de mortes associadas à COVID-19, sendo que a Câmara de Gavião regista sete óbitos, o que poderá estar relacionado com o facto de muitos dos doentes do concelho recorrerem ao Hospital de Abrantes.

O somatório dos números divulgados pela unidade de saúde indica que, desde o início da pandemia, foram confirmados 4.593 casos na região do Alto Alentejo, mais um do que ontem, sendo que o número de casos activos situa-se agora em 54, menos seis casos do que ontem. Já o número de recuperações subiu para 4.305, ou seja, mais sete pessoas recuperaram relativamente a ontem.

De acordo com o boletim da ULSNA há agora duas pessoas internadas, menos uma do que ontem, e subiu para 59.468 o número de testes realizados nesta unidade de saúde.

De acordo com os dados da unidade de saúde, Elvas é o concelho com mais casos activos, 17 (-3), seguindo-se Fronteira com 8 (=), Ponte de Sor com seis (+1), Campo Maior com quatro (=), Arronches com três (-1), Gavião com três (=), Monforte com três (-1) e Sousel com três (=). Sublinha-se ainda que os concelhos de Alter, Avis, Castelo de Vide, Crato, Marvão e Portalegre não apresentam números, uma vez que a unidade de saúde não divulga dados inferiores a três.

Dados dos municípios revelam discrepâncias

Continuam a registar-se em alguns dos concelhos do distrito discrepâncias entre os dados divulgados pelos municípios e os dados divulgados pela ULSNA.

Importa realçar que os dados divulgados pela ULSNA referem-se até às 10h do dia em que são publicados, tendo por base os dados apurados por laboratórios públicos, o que poderá justificar o desfasamento de alguns números relativamente à informação que tem sido divulgada pelos Municípios, estes que vão beber informação junto dos Delegados de Saúde Locais. Há, contudo, Câmaras que apenas têm como fonte os números divulgados pela ULSNA.

Assim, em alguns municípios verifica-se um desfasamento no número de casos quando comparadas com as últimas actualizações veiculadas pelos Municípios, o que poderá estar relacionado com o facto de terem sido realizados testes em laboratórios privados, motivo pelo qual ainda não constam deste boletim da ULSNA.

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos Municípios, estes são os concelhos que apresentam maiores discrepâncias relativamente aos dados da ULSNA:

Na sua última actualização, a Câmara de Alter anunciou que há um caso activo no concelho. Também o Município de Avis dá conta de um caso activo na sua última actualização, e a Câmara de Gavião reporta três casos activos e 7 óbitos.

No concelho de Elvas, a Câmara reporta um total de 20 casos activos e 28 óbitos, enquanto a autarquia de Arronches reporta dois casos activos e cinco óbitos.

No concelho de Sousel a informação reportada pelo Município é da existência de três casos activos e quatro mortes, e em Ponte de Sor a informação veiculada aponta para 5 casos activos e 33 óbitos.

Em Campo Maior a última actualização do Município dá conta de um caso activo no concelho e 11 óbitos. Já em Fronteira, a Protecção Civil Municipal dá conta da existência de um caso activo e há a lamentar 11 óbitos associados à doença, apesar de a ULSNA só reportar sete.

Publicidade