Conviver na arte: Portalegre é palco de residência artística de artes performativas e visuais

Portalegre vai ser palco da residência artística de artes performativas e visuais “Conviver na Arte – Movimento I Imagem I Som”, que terá lugar de 11 a 19 de Maio de 2021, numa organização da Câmara Municipal em parceria com a Fundación Antonio Gala para Jóvenes Creadores e Universidad de Salamanca.

De acordo com a organização, esta iniciativa é dirigida a artistas portugueses e espanhóis e pretende estimular a criação artística contemporânea, disponibilizando condições, recursos, infraestruturas e espaços para o desenvolvimento das suas práticas artísticas, com o objectivo de estimular o panorama cultural destas zonas transfronteiriças, promovendo o intercâmbio de culturas e expressões artísticas em contexto de residência, potenciando sinergias e criando pontes entre os artistas, a cidade, a comunidade e o património.

Durante a residência será estimulada a aproximação e o diálogo entre criadores através de actividades colectivas tais como tutorias, masterclasses, laboratórios de criação e conversas abertas. Os participantes dedicar-se-ão à exploração e à criação artística, em regime de co-criação. «Pretende-se que a partir das diferentes leituras e abordagens os residentes se conectem e colaborem em processos criativos colectivos. Os artistas, selecionados mediante convocatória, desenvolverão projectos nas áreas da dança, performance, novo circo, fotografia, vídeo, instalação, música, sonoplastia e outras linguagens», explica a organização do evento.

Como conclusão do projecto, o colectivo de artistas fará uma apresentação pública, expondo o resultado do processo criativo desenvolvido durante a residência e o envolvimento entre as diferentes disciplinas artísticas. Paralelamente, irão realizar-se actividades dirigidas à comunidade relacionadas com as áreas artísticas mencionadas.

O “Conviver na Arte – Movimento I Imagem I Som” é um projecto financiado pelo FEDER, através do programa INTERREG V-A España – Portugal (POCTEP) 2014-2020, enquadrando-se no Projeto 1234_REDES_CON.

Publicidade