Convento de Santo António com proposta de aquisição

O Convento de Santo António, em Portalegre, parece ter já interessados na sua aquisição, sendo que a proposta apresentada até ao momento ascende aos 563 mil euros.

De acordo com a informação a que o nosso jornal teve acesso, foi apresentada uma proposta de compra do Convento de Santo António, que se encontra apreendido no âmbito de um processo de insolvência, a qual será aceite caso não surja, até ao dia 18 de Março, uma proposta de valor superior.
Após o decurso do prazo concedido, e na eventualidade de não serem apresentadas propostas de valor superior à melhor proposta apresentada até à data, será concretizada a venda pelo valor já referido.

Com arquitectura renascentista, o primitivo Convento de Santo António da Ordem de São Francisco, masculino, foi fundado em 1522, e em 1570 foi construído o edifício actual nos Cidrais, em terrenos oferecidos por D. André de Noronha, Bispo de Portalegre. A fachada apresenta uma escultura setecentista em barro policromado de Santo António com o menino. A igreja do Convento possuía três altares, nomeadamente Santo António, Senhora da Piedade e Senhora do Carmo, destacando-se uma capela lateral com um conjunto escultórico de interesse iconográfico.

Ao longo dos séculos o edifício mudou de proprietários diversas vezes, tendo ali funcionado fábricas de transformação de textéis, um asilo-escola para rapazes, o Colégio Diocesano e, mais recentemente, o Centro de Saúde Mental, que foi, há cerca de uma década, transferido para o Hospital de Portalegre.

Desde então que o Convento de Santo António não é utilizado, tendo sido, por diversas vezes, alvo de actos de vandalismo, e a sua venda foi por várias vezes anunciada.

Publicidade