Conservação e Reabilitação de Monumentos Megalíticos é tema de seminário internacional em Castelo de Vide

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Castelo de Vide recebe nos próximos dias 12 e 13 de Outubro, o Seminário Internacional de Conservação e Reabilitação de Monumentos Megalíticos, no âmbito das comemorações dos 30 anos da re-erecção do Menhir da Meada.

Após  três décadas volvidas sobre a escavação, colagem e re-ereção do Menhir da Meada, o maior da Península Ibérica e até ao momento o mais antigo do Mundo (6.º milénio A.C.), a CHAIA (Centro de História de Arte e Investigação Artística), o Laboratório de Arqueologia/Departamento de História da Universidade de Évora e a de Castelo de Vide irão promover um encontro científico para o qual foram convidados arqueólogos que desenvolveram acções semelhantes em monumentos megalíticos em Portugal, Espanha e França, e ainda investigadores das áreas da geologia e da química.

Este seminário revela-se pela oportunidade de se apresentar e discutir acções e metodologias de recuperação de monumentos pré-históricos de grande dimensão e respectivos resultados, estimulando-se a partilha de experiências e a reflexão sobre os êxitos e fracassos de restauros em monumentos megalíticos.

Passados 30 anos da inédita aventura de unir as duas porções de um “cilindro granítico” com 7,52 metros de altura e quase 20 toneladas, e estabilizá-lo na vertical, sem que até ao momento se tenha notado qualquer desvio ou fissura significativa, constitui um ponto sólido de discussão e aprendizagem para futuras acções e experiências.

Neste encontro importa avaliar também, quais as metodologias que cada investigador utilizou nos seus respectivos trabalhos, diagnósticos e patologias, e possíveis recomendações para futuras intervenções.

Durante este encontro, será prestada homenagem ao Mestre Canteiro Manuel Estevão Graxinha que concretizou a recuperação do Menhir da Meada, aos representantes da Empresa Granitos Maceira que disponibilizaram graciosamente os meios mecânicos para a operação e a todos os colaboradores dessa grande aventura.

O seminário vai ter lugar nos dias 12 e 13 de Outubro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Publicidade