CIMAA forma jovens educadores para workshops sobre discriminação

No âmbito do projecto “Recognize & Change”, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou, nos dias 9 e 10 de Março, uma formação subordinada à temática da “Diversidade e Discriminação” para 14 jovens educadores.

Este projecto, que teve início em 2018 e tem uma duração de três anos, é co-financiado pela Comissão Europeia – DG EuropeAid e envolve países de vários pontos do globo, incluindo Portugal que é representado pela CIMAA.
Depois de no primeiro ano se ter dedicado à temática da “Identidade e Relações”, o projecto centra este ano a sua acção no tema “Diversidade e Discriminação” e as suas actividades e workshops serão direccionados aos alunos do ensino básico.
Assim, com o objectivo de envolver o maior número possível de jovens, a equipa do Recognize & Change da CIMAA tem vindo a realizar reuniões de apresentação do projecto com as direcções e professores dos Agrupamentos de Escolas de Campo Maior, Monforte e Portalegre, os quais irão este ano integrar o projecto e receber os workshops dos jovens educadores.
A realização da formação dedicada aos jovens educadores é um momento importante nas actividades do projecto, e permitiu que, usando técnicas e dinâmicas de educação não-formal, este grupo de jovens se prepare para a realização dos workshops que têm início já esta semana. O papel dos jovens educadores é trabalhar estas temáticas com os alunos, motivando-os para a reflexão e discussão da temática da “Diversidade e discriminação.
Refira-se que o “Recognize & Change” tem como público-alvo, especificamente, jovens dos 11 aos 30 anos, e o seu objectivo é aumentar a consciencialização sobre as diferentes formas de violência e discriminação, particularmente as relacionadas às origens culturais, migratórias e de género, incentivando à participação activa na divulgação de uma cultura inclusiva e não discriminatória.

Publicidade