Celebração pelo Pe. Francisco Pacheco

No próximo domingo, dia 12, domingo, pelas 18h, na Igreja Paroquial de Avis, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, preside a uma solene concelebração com o cântico do Oficio de Vésperas, de agradecimento pelo dom da vida Pe. Francisco Pacheco Alves que foi chamado à Casa do Pai e que em Avis teve a sua última Paróquia.

Nesta Solene Concelebração juntar-se-ão «representações das diversas Paróquias que o Rev.º Padre Francisco Pacheco paroquiou, agradecendo como Igreja Diocesana, o dom da sua vida e do seu Ministério», conforme anunciou o Arcebispo de Évora na Mensagem que foi lida nas Exéquias do saudoso Sacerdote, no Mosteiro de Paços de Ferreira e presididas pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Armando Domingues,  e onde salienta que o Pe. Francisco foi «discípulo do Santo Arcebispo de Évora D. Manuel Mendes da Conceição Santos, e da Serva de Deus Sílvia Cardoso, que o trouxe para o Seminário de Évora», e «percebia-se que foi forjado e temperado na escola dos Santos, sendo por isso pastor zeloso e infatigável, à maneira de Maria, um Sim, generoso».

O Pe. Francisco faleceu em Ferreira

 O Pe. Francisco Pacheco faleceu dia 8 na sua terra, Ferreira – Paços de Ferreira, aos 86 anos, para onde tinha regressado em 2017 acompanhado pela irmã que com ele viveu neste Alentejo profundo, realizando-se o funeral no dia 9 no Mosteiro de Paços de Ferreira.

O Pe. Francisco, muito estimado nas Paróquias que serviu durante 56 anos, mesmo já doente e debilitado manteve a sua missão de serviço até 2017, regressando então à sua terra (Ferreira – Paços de Ferreira), onde continuou a colaborar na Paróquia conforme a sua possibilidade.

O Pe. Francisco começou a sua missão por Vendas Novas, depois por Vera Cruz e Alqueva, a seguir por Portel e Amieira.

Em 1984 e durante 15 anos foi Pároco de Monforte. Vaiamonte e Assumar, e a partir de 2000 passou a Pároco de Avis, Benavila, Santo António do Alcórrego e Casa Branca, e em 2015 assumiu ainda Valongo.

Publicidade