CanSor ’23: Equipa de Ponte de Sor premiada com a melhor comunicação em competição

A 10.ª edição do CanSat Portugal, que decorreu entre os dias 26 e 30 de abril, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, fica marcado pela estreia da CanSor’23, equipa da Escola Secundária de Ponte de Sor – e a única representante do Alentejo em toda a competição – que levou para casa o prémio final da equipa com Melhor Divulgação.

A equipa pontessorense, composta por 6 alunos do ensino secundário, já se tinha destacado das demais pela ideia de recorrer ao lançamento de microssatélites com capacidade fotográfica para, a partir daí, poder monitorizar e avaliar a diversidade e vitalidade do montado Norte Alentejano, bem como as suas espécies arbóreas, viu-se agora oficialmente premiada pela competente de Comunicação que realizou a partir dos dados recolhidos.

Ainda a celebrar esta vitória, a professora Cristina Gonçalves, docente responsável pela equipa CanSor’23, afirma que «por entre aprendizagens, desafios, vitórias e derrotas, um dos principais prémios foi poder observar o grande espírito de partilha, de entreajuda e de amizade que sempre se manteve entre a organização, os docentes, os alunos, os mentores e os parceiros. É esse espírito que nos dá a força para fazermos ainda mais e melhor no próximo ano»

A EDER SAT, da Escola Secundária José Saramago, em Mafra, é a vencedora desta décima edição do CanSat e representará Portugal na final internacional do projecto. Foram ainda atribuídos os prémios de Desempenho Técnico à Forest Jump (Escola Secundária de Camões, Lisboa); Melhor Missão Científica à Passarola Voadora (Escola Secundária Camões, Lisboa); Equipa Mais Profissional, atribuído à GSat Crop Mission (Colégio Guadalupe, Verdizela, Seixal); Melhor Antena em ground station à SatOuriços (Escola Básica e Secundária Bento Franco, Ericeira); o Prémio ANACOM foi atribuído à AtmoWatch (Agrupamento de Escolas de Vergílio Ferreira, Lisboa); e foi ainda feita uma menção honrosa à HermeSat (Salesianos de Lisboa).

O CanSat Portugal é um projecto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA) com o objectivo principal desafiar os estudantes do país a lançarem modelos funcionais de microssatélites, cujo sistema base está integrado num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante (daí o nome “can”, lata em inglês).

Este foi o terceiro ano consecutivo no qual o Aeródromo de Ponte de Sor recebeu uma edição do CanSat e a excelente participação da equipa local atesta bem a importância que a educação dos mais jovens pode ter na consolidação do cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa pela qual o município tanto tem trabalhado.

Nos últimos três anos o município de Ponte de Sor tem apoiado e trabalhado a organização do CanSat no aeródromo. A este propósito, o Vice-Presidente Rogério Alves não escondeu o orgulho sentido ao «ver premiada uma equipa que seja não apenas do Alentejo, mas mesmo de Ponte de Sor. Esse reconhecimento, este prémio atribuído à CanSor’23, mostra-nos que escolhemos o rumo certo quando decidimos apostar na formação de jovens que um dia poderão ser parte fulcral e de desenvolvimento de um cluster tão estratégico para o município».

Publicidade