Câmara do Crato cria fundo de emergência para apoio às empresas

A Câmara Municipal do Crato constituiu um Fundo Emergência Municipal e Resiliência Empresarial com uma dotação de 100 mil euros que poderá ser alargado até 50%, destinado a mitigar o impacto económico da epidemia Covid-19 nas micro e pequenas empresas e trabalhadores do concelho.  

No âmbito da actual pandemia, o Município do Crato, «desde o primeiro momento, adoptou um conjunto de acções para obviar os seus efeitos sanitários e implementou diversas medidas sociais e económicas destinadas às famílias e empresas (redução da factura da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, isenção do pagamento de diversas taxas, rendas e outros rendimentos)», refere a autarquia em comunicado.

Na prática, este fundo vem disponibilizar apoios que variam entre os 1000 e os 3000 euros, a empresários em nome individual e empresas até 25 trabalhadores, incluindo administradores ou gerentes, sob qualquer das formas societárias previstas no Código Sociedades Comerciais, com quebras de facturação igual ou superior a 15% no ano de 2020 (comparativamente com o mesmo período de 2019), tenham ou não fechado por imposição devido à pandemia.

Estão ainda incluídas empresas constituídas recentemente onde será considerada a facturação desde o início de actividade até ao final desse ano e o mesmo número de meses a partir de Abril de 2020.

Para usufruir deste apoio importa que não tenham empresas não quaisquer dívidas ao Estado ou tenham planos de pagamento aprovados.

A informação detalhada e condições de elegibilidade «irá estar disponível brevemente» no site da Câmara Municipal do Crato ou no Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo e ao Desenvolvimento Económico, com o endereço gab.empreendedor@cm-crato.pt

Publicidade