Câmara de Portalegre investe mais de 600 mil euros na requalificação da Quinta da Saúde

Foi assinado esta quarta-feira, dia 27, o auto de consignação para da obra do Centro de Interpretação do Complexo Turístico da Quinta da Saúde, num investimento de 651.003,48€ (a que acresce IVA à taxa legal em vigor), co-financiado pelo Turismo de Portugal através do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Sustentabilidade.

O objectivo desta intervenção, há muito esperada pela população, passa pela «profunda remodelação» do actual edifício de restauração e bebidas, que se encontra devoluto, e adaptá-lo para um Centro de Interpretação, integrado no Complexo Turístico da Quinta da Saúde.

O projecto, que tem um prazo de execução de 365 dias, contempla a criação de uma zona de contemplação exterior sobre a paisagem à construção existente, «para tirar o máximo partido do local, permitindo sentir, estar e contemplá-lo».

O Piso 0 será remodelado, reorganizando-se os espaços interiores já existentes, criando uma comunicação entre a cozinha, o salão de eventos e a sala de degustação. O Piso -1 irá ser destinado à cozinha, sala de estar e integra quatro espaços de interpretação dos valores patrimoniais, culturais e naturais.

A Câmara de Portalegre, «numa justa e sentida homenagem», propôs, em reunião do executivo municipal realizada esta quarta-feira, que fosse atribuído ao Centro de Interpretação do complexo turístico da Quinta da Saúde, o nome do casal Henriques, José e Maria Helena, que recentemente nos deixaram.

De acordo com a autarquia, a proposta foi aprovada por unanimidade, «o que prova o respeito e o carinho que os portalegrenses sempre devotaram a José e Maria Helena Henriques, verdadeiros embaixadores de Portalegre durante meio século, na arte do bem servir e bem receber».

Publicidade