Câmara de Ponte de Sor revoga decisão de cedência de instalações ao Villa Athletic

A Câmara de Ponte de Sor anunciou ter aprovado por unanimidade, em reunião de Câmara realizada no dia 11 de Outubro a revogação da cedência das instalações ao Villa Athletic Club. Em causa estão as recentes notícias vindas a público sobre o clube desportivo.

Em comunicado, a autarquia começa por explicar que o clube, com domicílio fiscal em Ponte de Sor solicitou à Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio a Instituições sem fins Lucrativos do Concelho de Ponte de Sor, a cedência do Estádio Municipal e Recinto Multiusos para a realização dos seus jogos oficiais nas categorias de seniores e juniores das competições realizadas pela Associação de Futebol de Portalegre na época desportiva 2022/23.

 «Verificados as premissas regulamentares, à luz do referido regulamento, existiu fundamento para a cedência das instalações desportivas municipais. Colocado o assunto à consideração da Câmara Municipal, foi aprovada em reunião daquele órgão, no dia 28 de Setembro de 2022, a autorização da cedência das mesmas, mediante o pagamento das respectivas taxas de utilização», relata a Câmara, ressalvando que «não existe qualquer outro acordo, apoio ou protocolo estabelecido entre a Câmara e o referido clube».

Acontece que «no dia 9 de Outubro, no primeiro jogo oficial do clube, no escalão sénior, na condição de visitado, o Villa Athletic Club, não compareceu à partida, sendo que a Câmara Ponte de Sor não foi informada oficialmente do motivo para esta falta de comparência, tendo cumprido todos os requisitos logísticos relativos à disponibilização dos recursos inerentes à realização da partida».

Para além disso, refere a autarquia, «foi também tornada pública a inscrição das equipas de juvenis e benjamins do Villa Athletic Club nas competições da Associação de Futebol de Portalegre, indicando que iria utilizar as instalações do Campo de Futebol Berta Courinha, em Montargil, sem ter efectuado qualquer pedido oficial à Câmara Municipal de Ponte de Sor e sem dispor, obviamente, da respectiva autorização para utilização dessas instalações para os jogos oficiais destas categorias».

 «Nesse sentido, em reunião de Câmara Municipal do dia 11 de Outubro de 2022, foi aprovada por unanimidade a revogação da cedência das instalações ao Villa Athletic Club, em virtude das razões acima elencadas e respectivo enquadramento legal», lê-se no documento.

Após não ter comparecido a um jogo, o Villa Athletic Club voltou a ser notícia pelas piores razões, depois de no domingo, dia 12, a equipa se ter apresentado sem equipa técnica e envergando o equipamento do Grupo Desportivo Samora Correia para uma partida com o Elvas, segundo relata a Rádio Portalegre.

Entretanto durante o dia de hoje, segundo avança o jornal desportivo Record, quatros jogadores confrontaram o presidente do clube devido a salários em atraso e falta de condições. Para tal os jogadores concentraram-se junto à porta do Grupo Renascença, onde o presidente do Villa, Fábio Lopes, conhecido por “Conguito”, trabalha como locutor na rádio Mega Hits.

Publicidade