Câmara de Nisa inaugura Centro de Artes e Ofícios

O Município de Nisa vai inaugurar na quinta-feira, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril, o seu mais recente espaço museológico – o Centro de Artes e Ofícios de Nisa. 

De acordo com a autarquia, esta nova infra-estrutura municipal promove o conhecimento e a preservação das artes e ofícios tradicionais, importante legado do passado, aproximando as diferentes gerações e promovendo a inclusão social, dando espaço aos mais velhos para ensinarem aos mais novos os seus saberes. 

«Ofícios muitos comuns no passado e que perderam relevância ou ganharam inovação, estão agora perpetuados num espaço museológico elegante que com eles conjuga a beleza das artes, do artesanato aos artistas nisenses, numa simbiose única complementada com um atelier onde será possível dar asas à imaginação», refere a Câmara em comunicado. 

O Centro de Artes e Ofícios cumpre ainda o importante objectivo de recuperar e valorizar um dos elementos mais importantes do património edificado da Vila – a antiga Escola do Convento que, embora transformada para acolher este espaço museológico, mantém parte dos seus traços, fazendo assim memória e ligação ao passado de quantos, em tempos, abandonavam a escola para aprender artes e ofícios. 

A este revelante factor sobre a localização do novo espaço museológico, agrega-se ainda a presença vizinha de três colectividades dedicadas à cultura local, nomeadamente os Bombos de Nisa, a Sociedade Musical Nisense e o Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa, cujas sedes também estão instaladas no espaço da antiga escola primária.

Publicidade