Calcetamento da Ruinha em Nisa é arte e tradição

A Rua de Santa Maria, ou Ruinha, entre o Largo do Município e a Igreja Matriz, vai constituir seguramente um espectáculo e uma atracção ao coração de vila de Nisa.
Verdadeiramente bordada de encantos, a Ruinha serve o Hospital Velho onde funcionavam serviços do Município e cuja obra de reabilitação está quase concluída para receber, recentralizar e refuncionalizar a estrutura administrativa da autarquia.

Entretanto iniciou-se já a pavimentação da Ruinha, desta vez não através das mãos que dão alma e corpo ao sublime artesanato nisense, mas através de outras mãos, as dos calceteiros de Gáfete, que bordam o piso daquela artéria pedonal como se de barro pedrado se tratasse.

Tivemos oportunidade de apreciar durante algum tempo este trabalho único que conjuga arte e paciência, destreza e sabedoria, o que é sempre um encanto.
São, desta vez, os artesãos de Gáfete a dar corpo na calçada ao barro pedrado de Nisa, num sublime encontro que seguramente trará a Nisa muitos visitantes.

A presidente da Câmara, Idalina Trindade, avançou ao nosso jornal que a alçada será iluminada, conferindo-lhe uma diferente “luminosidade” nocturna, que haverá vaporização para refrescar a rua no verão e que as paredes terão vasos com sardinheiras vermelhas, e as portas estarão disponíveis para receber trabalhos de artistas de Nisa que para tal se inscrevam.
A forte aposta identitária da autarquia, bem prova “é Nisa”, é nosso!

Publicidade