Burlas informáticas com número de ocorrências a aumentar. PSP destaca burla “Olá pai, olá mãe” e deixa conselhos

Só este ano a PSP já registou 11 mil burlas informáticas e nas comunicações, tendo sido identificados 390 suspeitos e detidos 31. A força de segurança destaca a burla conhecida por “Olá pai, olá mãe”, «cujo número de ocorrências tem vindo a aumentar».

Em 2019 a PSP registou 6758 burlas informáticas e nas comunicações, número que subiu para 8706 em 2020, para 9349 em 2021, para 11.241 em 2022, e que já este ano, que ainda não acabou, se situa em 10.910.

De igual forma também o número de suspeitos e detidos está a crescer. Em 2019 foram identificados 251 suspeitos e registaram-se duas detenções. Já em 2023 foram identificados 390 suspeitos e detidas 31 pessoas.

Segundo a PSP, «os idosos continuam a ser as principais vítimas dos vários tipos de burlas praticadas pelos suspeitos. Contudo, nos últimos anos, e acompanhando a evolução tecnológica e as potencialidades do mundo digital, estes têm atingido outro tipo de vítimas».

De entre as diferentes burlas informáticas e nas comunicações, a PSP destaca em 2023 a burla que ficou conhecida por “Olá pai, olá mãe”, «cujo número de ocorrências tem vindo a aumentar».

Para a prática deste crime os suspeitos, através de mensagem escrita em aplicação de comunicação (maioritariamente WhatsApp), remetida de um número de contacto identificável, apresentam-se como um familiar muito próximo (filhos) da potencial vítima, seguindo usualmente doiss tipos de abordagem.

Num desses tipos de abordagem, o suspeito refere que o telemóvel do filho avariou, ou que se perdeu, e que o contacto telefónico agora utilizado será o seu único contacto até reparação ou aquisição de novo equipamento. Ou, numa outra abordagem refere que alterou o contacto telefónico e que o número utilizado para remeter a mensagem passará a ser o seu habitual e único número, sendo que utilizam, na aplicação whatsapp, fotografia do familiar da vítima pela qual se fazem passar por forma a credibilizar a origem do contacto.

A partir desta abordagem inicial o diálogo através de mensagens continua, para dar credibilidade à história, considerando e confirmando que se tratará de uma relação familiar próxima e estruturada, até chegar ao propósito pretendido, solicita a transferência ou envio por intermédio de plataforma de uma quantia monetária, com a justificação de que se destina ao pagamento da reparação ou aquisição de um novo telemóvel, ou pedido de “empréstimo” para liquidar uma despesa urgente.

A PSP refere que «as ocorrências sinalizadas registam-se por todo o território nacional, com especial incidência nas zonas urbanas de maior densidade populacional», sendo que «ao contacto inicial, sempre através de mensagem escrita, segue-se uma conversação que poderá manter-se durante horas, com conteúdo informal e registos do dia-a-dia, com o intuito de avaliar a relação de proximidade entre a potencial vítima e o seu descendente»

A força de segurança salienta que «quando a vítima tenta o contacto através de chamada de voz a mesma não é atendida e é remetida mensagem escrita com uma justificação e incentivando o contacto só por mensagem escrita».

«Por esta razão, o contacto através de chamada de voz é a primeira e mais rápida forma de prevenção e de despiste de que poderá estar a ser alvo de uma tentativa de burla», acrescenta a PSP.

Perante o número crescente deste tipo de burlas, a PSP aconselha população para que ligue sempre para o número original dos seus filhos e, caso consiga falar com eles e confirmar que se trata de uma tentativa de burla, reporte a situação de imediato à PSP.

Para que não faça qualquer transferência de dinheiro sem pelo menos, previamente conseguir falar de viva voz e reconhecer a pessoa com quem pensa estar em conversação, bem como proceda ao despiste de possíveis tentativas de burla com perguntas simples que, em princípio, o seu familiar conheça (quais as datas de aniversário de ambos, qual o curso e a universidade que frequentam ou frequentaram, qual a matrícula do carro da família, entre outros).

Publicidade