Brokerage Event for Business: a transformação digital nos negócios e nos território do interior em debate

O teletrabalho como mecanismo de atracção para os territórios, o desafio da inovação nas empresas e o que é e para que serve a transformação digital são as questões centrais em discussão na conferência ‘Interior.izar – Os benefícios da transformação digital nos negócios e nos territórios do interior’, organizada no âmbito do Brokerage Event for Business marcado para esta sexta-feira, dia 26 de Março, a partir das 9h30, no âmbito do projeto Get in Business, que procura apoiar empreendedores e a criação de novos negócios na Beira Baixa e no Alto Alentejo.

Entre os oradores, destaque para as intervenções de Gonçalo Hall, coordenador do projecto Digital Nomads Madeira, Ana Clara Cristovão, da Univerdade da Beira Interior, e Daniel Areias, da Areias Advogados, seguindo-se um debate sobre casos de empresas locais com a participação de Ricardo Araújo, da Outsystems, Paulo Marques, da Allbesmart, Ana Margarida Morais, da Connective Architects e António Quaresma, da Vírgula Criativa.

Promovido pela AEBB e pelas Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa e do Alto Alentejo, e realizado online, numa plataforma criada de propósito para esta iniciativa, o Brokerage Event for Business inclui stands virtuais e reuniões B2B para os empreendedores e geradores de ideias e o ecossistema de suporte aos negócios das duas regiões, dos municípios à banca, das universidades às associações empresariais e às incubadoras.

José Gameiro, presidente da AEBB, Luís Pereira, presidente da CIMBB, e Hugo Hilário, presidente da CIMAA, enquanto promotores do projecto, farão um balanço do projecto, respondendo também à pergunta que é a razão de ser do Brokerage Event for Business e do próprio Get in Business: como elevar a capacidade da Beira Baixa e do Alto Alentejo, ambas regiões de baixa densidade territorial e empresarial, na captação e na retenção de talentos e iniciativas empresariais que promovam uma maior dinâmica e crescimento sustentado da economia destes territórios?

O Brokerage Event for Business é aberto à participação do público (que pode inscrever-se em https://brokerageeventforbusiness.eventosaebb.pt/).

O projeto Get in Business tem um investimento elegível de 811.442,91 euros, financiados em 689.726,48 euros Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

«OS OBJETIVOS DO GET IN BUSINESS FORAM CONSEGUIDOS», defende Hugo Hilário, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo

Hugo Hilário, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA)

Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) juntamente com a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), o projeto GET IN BUSINESS tem tido um papel importante na economia destes territórios, capacitando dezenas de pessoas com ferramentas e orientações para construção do seu futuro. Em entrevista, Hugo Hilário, +residente da CIMAA, faz um balanço muito positivo do projecto.

Que balanço faz do projeto GET IN BUSINESS?

Faço um balanço muito positivo. O projecto GET IN BUSINESS foi desenvolvido durante dois anos, com o objectivo de apoiar a criação e consolidação de novos negócios e empresas no Alto Alentejo e Beira Baixa, através de mecanismos que reforçaram e dinamizaram os nossos ecossistemas empreendedores de base territorial.

A nível estratégico, este projecto capacitou estes dois territórios, de baixa densidade territorial, para a captação e a retenção de talentos, para desenhar iniciativas empresariais em atividades intensivas em conhecimento e para impulsionar um crescimento sustentado da nossa economia.

Estes objetivos foram conseguidos. No momento em que muitas pessoas enfrentam muitas dificuldades, por força do contexto pandémico que vivemos, esta iniciativa veio contribuir com novas e renovadas soluções para novos e complexos desafios.

Até ao momento participaram nos seminários de apresentação de oportunidades de negócio 85 pessoas. Acresce que nos ateliers de negócios – que trataram de temas como soluções de e-commerce, o turismo ao alcance de um clique, inovação no retalho e na restauração e sustentabilidade do agroalimentar, entre outras matérias – foram 184 os participantes, vindos das duas regiões.

E nas fases mais avançadas do GET IN BUSINESS, como foi a participação?

Foi igualmente muito forte. Na actividade de coaching para ideias inovadoras com potencial de desenvolvimento e enquadradas em sectores estratégicos, foram acompanhados 30 empreendedores, em sectores que iam da biotecnologia ao artesanato, dos serviços à hotelaria e restauração, passando pela saúde e pelo comércio online, entre outros.

Por outro lado, na fase do apoio à criação de Plano de Negócios, atividade que mobilizou um conjunto de consultores especialistas, dos 30 empreendedores envolvidos nas sessões de coaching, 18 passaram para a fase de elaboração do Plano de Negócios.

Estes são números que evidenciam a capacidade empreendedora e de inovação destes territórios, desde logo no Alto Alentejo, e que nos motivam para promover projectos futuros neste âmbito, que possam suportar a inovação, engenho, criatividade e determinação de quem quer contribuir e estimular o crescimento das nossas economias locais e regionais.

Que outras iniciativas destaca no âmbito do projeto?

Para preparar os actuais e futuros empresários, o GET IN BUSINESS realizou e revelou publicamente, num evento fortemente participado, um Estudo de “Levantamento e Caracterização do Ecossistema Empreendedor da Beira Baixa e do Alto Alentejo”. Elaborámos, também a este respeito, um Directório de “Oferta do Ecossistema”, juntamente com um benchmarking do ecossistema empreendedor das duas regiões.

Em simultâneo, realizámos e apresentámos a toda a comunidade um Estudo de ‘Tendências de Novos Negócios para a Beira Baixa e para o Alto Alentejo’, que se encontra disponível em https://getinbusiness.pt/tendencias-de-negocio/.

Paralelamente, criámos um “Simulador de validação de ideias de negócio – Referencial para simulador da viabilidade” (https://app.getinbusiness.pt/simulador/ideia/1/1), e ainda uma outra ferramenta complementar, o “Simulador da Maturidade do Empreendedor”, que pode ser consultado em https://app.getinbusiness.pt/simulador/empreendedor/1/1.

E já no dia 26 de março vão organizar um Brokerage Event for Business, em que os resultados estarão igualmente em primeiro plano.

Sim, para concluir o projecto, vamos ter, no dia 26, um grande evento digital de brokerage, dirigido a todos os envolvidos, empreendedores e as várias entidades, dos territórios do Alto Alentejo e da Beira Baixa.

Em relação aos resultados, acredito que com o projecto GET IN BUSINESS conseguimos dar passos importantes para incrementar o empreendedorismo de qualidade e potenciar oportunidades de negócio mais dinâmicas e inovadoras, induzindo a geração de novas ideias e novas empresas intensivas em tecnologia e conhecimento, com alto valor acrescentado e orientadas para a produção transacionável nas regiões do Alto Alentejo e da Beira Baixa.

Publicidade