Banco Alimentar regressa com campanha de recolha nos supermercados e na internet

No próximo fim-de-semana, nos dias 28 e 29, a Campanha de Recolha de Alimentos promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome volta aos hipers e supermercados com uma enorme equipa de voluntários espalhada por todo o País. Contudo, a campanha tem início hoje e termina a 5 de Junho através da “Ajuda Vale” que permite as doações através da internet.

«A Campanha dos Bancos Alimentares está de volta, em força, com muitos voluntários comprometidos. O desafio aos portugueses é para serem os próximos a ajudar o próximo. Estaremos em todo o país com a colaboração de cerca de 40 mil voluntários, a quem muito agradecemos, pois sem eles a angariação de alimentos com esta dimensão não era possível», afirma Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Em Dezembro de 2021 os 21 Bancos Alimentares conseguiram angariar 1.680 toneladas de alimentos, que contribuíram para a alimentação de mais de 380.000 pessoas com carências comprovadas, identificadas pelas cerca de 2.500 instituições e entidades, que operam no terreno, acompanhadas pelo Banco Alimentar da respectiva região.

A responsável reforça ainda que «a par da situação pandémica que teve um enorme impacto económico e social na população, vivemos agora outro contexto complicado que vem agravar a situação de muitas famílias. Por isso, nesta campanha, pedimos: “Seja o próximo a ajudar o próximo” contribuindo com um donativo em alimentos».

Para participar, os portugueses já conhecem bem o procedimento: basta – nos próximos dias 28 e 29 de Maio nos super e hipermercados – aceitar um saco do Banco Alimentar e colocar no mesmo produtos que, de preferência, não sejam perecíveis (conservas, massas, arroz, leite, etc.), para ajudar as pessoas e famílias mais carenciadas.

Os voluntários, sempre devidamente identificados, convidam o público a participar na conhecida campanha. Os bens são encaminhados para os armazéns do Banco Alimentar de cada região e aí pesados, separados e acondicionados para posterior entrega às entidades beneficiárias. A distribuição começa de imediato para escoamento dos bens frescos doados, garantindo que tudo chega à mesa de quem precisa.

Em paralelo, a população pode ainda contribuir até 5 de Junho através da campanha Ajuda Vale, com vales disponíveis em todos os supermercados, cada um com um código de barras específico, correspondente ao alimento seleccionado para doação cujo valor é acrescentado no acto do pagamento, ou no site  www.alimentestaideia.pt, um portal de doações online, dando assim a oportunidade de participar a todos aqueles que não se deslocam aos pontos de recolha durante o fim de semana e aos que se encontram ou residem fora de Portugal.

Publicidade