Baja Portalegre 500 entra no dia decisivo com o saudita Al-Rajhi na frente

during the 2022 Baja Portalegre 500, 6th round of the 2022 FIA World Cup for Cross-Country Bajas, from October 27 to 29, 2022 in Portalegre, Portugal - Photo Paulo Maria / DPPI

O primeiro dia competitivo da 36.ª Baja Portalegre 500 terminou com o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) como líder entre os automóveis. Os pilotos portugueses, liderados por João Ferreira (MINI), estão na luta pela vitória na prova do ACP, onde António Maio (motos), Luís Fernandes (quads) e João Monteiro (SSV) também lideram as respetivas categorias. Chuva prevista para amanhã pode reforçar (ainda mais) o interesse competitivo.

Depois da multidão que assistiu à cerimónia de partida, ontem, no centro de Portalegre, a primeira etapa da Baja Portalegre 500 voltou a ter largos milhares de espectadores, ao longo dos 63,32 quilómetros de percursos cronometrados desta sexta-feira.

A competição começou com o habitual Prólogo (Especial de Qualificação) matinal, na Herdade das Coutadas, disputado por mais de 400 concorrentes de 22 nacionalidades. Nos automóveis, Miguel Barbosa e Hugo Magalhães foram os primeiros líderes da prova, na estreia da Toyota Hilux T1+ com que Nasser Al-Attiyah se sagrou campeão do Mundo de Rally-Raids. Contudo, Yazeed Al-Rajhi e Dirk Von Zitzewitz impuseram a sua rapidez nos 59,61 quilómetros do Setor Seletivo 2, também aos comandos de uma das mais recentes Toyota construídas pela Overdrive. “Está tudo a correr bem e estamos a gostar bastante da prova, tantos pelos percursos, como pelos espectadores. Na verdade, desde o Dakar na Argentina que não via tantos espetadores. Há mesmo muitos fãs de motorsport nesta região e isso é mesmo muito bom para nós”, sublinhou o piloto saudita.

O campeão nacional em título e vencedor da Taça da Europa FIA de Bajas, o jovem João Ferreira e o navegador David Monteiro, são os segundos classificados, colocando o MINI JCW na luta pela vitória. “O dia correu bem. Os percursos foram muito técnicos e rápidos, mas não cometemos qualquer erro. Não nos podemos esquecer que a corrida é longa e que muita coisa pode acontecer”, afirmou o jovem piloto de Leiria.

João Ferreira terminou o primeiro dia a 52,5s de Al-Rajhi, com Miguel Barbosa a ocupar a terceira posição da geral, a 1m09s do piloto saudita. Lourenço Rosa e Joaquim Dias, que foram os primeiros na estrada durante o setor seletivo da tarde, colocaram a sua Hilux T1+ no quarto lugar, enquanto João Dias e João Miranda fecham o top 5 da geral, com o Can-Am da categoria T3.

No Evento Nacional, Amândio Alves e Nuno Sousa foram os mais rápidos no Prólogo, com o Mercedes Cattiva Proto, mas depois Filipe Cameirinha e José Marques assumiram a liderança da geral durante o Setor Seletivo. A dupla do Can-Am tem 2m06s de vantagem sobre Nuno Tordo e Nuno Batalha (Nissan Navara) e 2m09s sobre Lino Carapeta e Rui António (Range Rover Evoque).

Publicidade