Associações de Elvas e Ponte de Sor unem-se para criar o Núcleo Empresarial do Alto Alentejo

A ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor e a AEE – Associação Empresarial de Elvas uniram-se para criar o NEAA – Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo.

O NEAA representa actualmente mais de 1200 empresários de todos os sectores de actividade económica da região do Alto Alentejo, sendo o maior núcleo empresarial do distrito de Portalegre.

Este Núcleo nasce de uma necessidade colectiva de vários empresários da região em criar estratégias de desenvolvimento focadas na identidade do território, na autenticidade das gentes e na pluralidade empresarial, e com a missão de promoção do desenvolvimento das actividades económicas da região, e com objectivos «totalmente empreendedores assentes na reinvenção das antigas e prósperas rotas comerciais, o NEAA, busca revitalizar as parcerias estratégicas, apelar à económica verde impulsionando dessa forma a boa vizinhança, divulgar a importância de comprar local para garantir a sustentabilidade dos mais diversos negócios, encontrar recursos de apoio à digitalização e preparar a nossa malha empresarial para ganhar voz e relevância nos mercados nacional e internacional».

A apresentação deste novo projecto associação decorreu online, no encontro promovido pelo NEAA – Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo na sua página de facebook (www.facebook.com/neaa.pt), durante o qual todos os actuais intervenientes fizeram a sua apresentação, tendo ficado na voz do presidente, José Carlos Lobato, as honras de desvendar um pouco mais sobre esta iniciativa.

“«)…)É imperativo reinventar as rotas comerciais que durante muitos anos fizeram prosperar a região. Para isso necessitamos de reajustar as parcerias estratégicas mais antigas e buscar novas; de apelar à economia verde impulsionando a boa vizinhança; de relembrar que comprar local é garantir o futuro dos mais diversos negócios; de buscar recursos de apoio à digitalização; de encontrar formas de preparar a nossa malha empresarial a ter relevância nos mercados nacional e internacional, e de divulgar muito e bem tudo aquilo que faz do Alto Alentejo uma região tão rica nos seus mais variados recursos.(…)«, afirmou.

É a desafiar-se constantemente e a trabalhar com foco na aplicação desta estratégia de coesão territorial, que o NEAA pretende impulsionar «a sagacidade dos empresários da região, incentivando-os a buscarem fora da sua zona de conforto, o novo, o diferente, o inimaginável, e o que pode estar do outro lado de lá da ponte, do rio, da linha férrea, da estrada, da muralha, da vedação, da (…) história que queremos reinventar».

Redescobrir as rotas comerciais aliadas ao desenvolvimento empresarial, explorar a promoção das boas sinergias e consolidar os benefícios da digitalização na definição de um posicionamento sólido nos mais diversos mercados, são algumas das metas que o NEAA se compromete a trabalhar para alcançar.

«A História trilhou-nos as Rotas. Reinvetá-las dar-nos-à o Futuro.»

Foi na das palavras do excerto do livro “Abraço”, do escritor de Ponte de Sor José Luís Peixoto, que o NEAA encontrou a autenticidade que procurava para fazer deste lançamento online um momento de aproximação das gentes do Alto Alentejo à sua verdadeira identidade.
José Luís Peixoto abraçou esta iniciativa emprestando a sua voz, e este excerto do seu livro, para narrar o vídeo promocional de lançamento do NEAA.

Publicidade