Arte Chocalheira a um passo de ser reconhecida pela UNESCO

Um ano após a eleição do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade, as tradições alentejanas voltam a estar no centro das atenções com a Arte Chocalheira, que está a um passo de conquistar o título de Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

A apreciação e votação final do dossier – pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – decorrem durante a próxima semana na 10.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre na Namíbia.

As expectativas para o reconhecimento por parte da UNESCO à Arte Chocalheira é grande, uma vez que a comissão internacional de especialistas da organização considerou o processo de candidatura, liderado pele Turismo do Alentejo / Ribatejo em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas, como «exemplar.

Na reunião o Alentejo vai estar representado por uma comitiva liderada pelo presidente da ERT, António Ceia da Silva, que, em entrevista ao nosso jornal, se mostrou confiante na conquista, pelo segundo ano consecutivo, de mais um selo da UNESCO para a região.

Recorde-se que esta manifestação cultural tem no território alentejano a maior expressão a nível nacional, uma vez que abrange três municípios, ou seja Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, mais concretamente a freguesia de Alcáçovas.

Publicidade