Arronches: Guias do Parque Natural apresentados na Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Arronches recebeu a apresentação de quatro guias temáticos sobre o Parque Natural da Serra de São Mamede, área protegida que se distribui pelos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, um trabalho que foi elaborado pela Universidade de Évora em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

A primeira intervenção da sessão pertenceu ao presidente do Município de Arronches, que se fez acompanhar na mesa por Olga Martins, directora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e por Celeste Santos e Silva, docente no departamento de Biologia na Escola de Ciências e Tecnologia e no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, que liderou a elaboração deste trabalho.
Depois de dar as boas-vindas a todos os presentes, João Crespo referiu a importância da publicação destes guias, que vêm colmatar a falta de informação sobre o Parque Natural e que muito irão ajudar os visitantes desta área protegida, na interpretação dos elementos que compõem a mesma. O edil de Arronches referiu ainda que esta obra vem complementar o trabalho que se encontra a ser desenvolvido atualmente pela Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede.

Por sua vez, Olga Martins mostrou-se satisfeita pela publicação desta investigação, que será um auxílio determinante para quem procura o Parque não só pelos valores naturais, mas também pelo património arqueológico presente no mesmo. A directora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo destacou ainda o rigor académico e científico destas obras, estruturadas de maneira a que sejam de fácil leitura para quem não está tão familiarizado com o tema.

A palavra passou então para Celeste Santos e Silva, que fez então uma breve apresentação deste trabalho desenvolvido sob o mote ‘Conhecer está na nossa Natureza’, que deu título a esta publicação sobre a Biodiversidade, a Geodiversidade e Património Arqueológico do Parque Natural da Serra de São Mamede. A docente da Universidade de Évora referiu que estes quatro guias foram elaborados com o intuito de informar, divulgar e enriquecer a literacia científica de quem visita ou pretende visitar o Parque.
A professora referiu ainda os objetivos dos guias, que têm como temas ‘O Micobiota’, a ‘Flora’, ‘A Fauna’ e o ‘Património Geológico e Arqueológico, passam por contribuir para a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade através da promoção do reconhecimento do valor do património natural e da fomentação da apropriação dos valores naturais e da biodiversidade pela sociedade, bem como contribuir para a divulgação do Património Arqueológico e ainda por aumentar o número de visitantes e estadias.

Os guias podem ser visualizados através da seguinte ligação: https://www.uevora.pt/unidades/organicas/ect/dbio/publicacoes.

Publicidade