Arronches assinala os 50 Anos do 25 de Abril com vasto programa cultural

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, o Município de Arronches preparou um programa que se estende até ao final do mês, com música, literatura, visitas e exposições centradas na vida antes e depois da Revolução dos Cravos.

Como forma de homenagear um dos Capitães de Abril, o Município organiza, no próximo sábado, dia 20 de Abril, uma visita à Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, numa viagem pelas memórias desta data histórica para o país. As inscrições estão abertas até amanhã, dia 18 de abril, na Câmara Municipal.

No dia 25 de Abril, Arronches assinala o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos com a solta de pombos no Rossio, pelas 9h00, um ato simbólico de paz, seguida do içar da bandeira nacional nos Paços do Concelho e nas Juntas de Freguesia de Assunção, Mosteiros e Esperança, acompanhada pela Banda da Sociedade Recreativa Musical Alegretense. Ainda nesta manhã, a Praça da República, no centro da vila, recebe a concentração do 11.º Passeio de Vespa e, pelas 16h00, o Convento de Nossa Senhora da Luz será palco da iniciativa BIBLIOVIDA, com a leitura da Ata de 25 de Abril de 1974 do executivo da CMA pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches.

O Convento de Nossa Senhora da Luz acolhe ainda, até dia 30 de abril, a exposição fotográfica “Mulheres”, da God’s Publishing, que convida a uma reflexão acerca dos direitos conquistados pela mulher a partir de 1974, bem como a exposição “Um olhar sobre o 25 de Abril em Arronches”, que destaca trabalhos criativos dos alunos do Agrupamento de Escolas acerca da vida em ditadura, estimulando a crescente valorização da democracia.

A música foi uma das formas de arte escolhidas para celebrar a Revolução, com o Auditório do Centro Cultural de Arronches a acolher, no dia 24 de abril, pelas 21h30, a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Extremoz e, no dia 27 de abril, à mesma hora, o concerto de Luís Represas, com a participação da Escola de Música e Academia Sénior de Arronches, que encerra as comemorações.

O programa cultural promovido pelo Município de Arronches tem como objetivo assinalar os diferentes aspetos que marcam a vida antes e depois do 25 de Abril de 1974, evocando a memória de quem viveu este momento histórico e sublinhando a importância da liberdade.

Publicidade