Antigo Seminário de Gavião passa a Museu dos Trens

Os Trens da Margalha passam a dispor de um lugar nobre para serem visitados, o futuro Museu Pequito Rebelo, e o projecto de Carrilho da Graça vai valorizar Gavião e toda a região.

Já foi assinado o contrato para a realização da obra de construção do Museu dos Trens no antigo Seminário, casa de Pequito Rebelo que justamente dará nome ao futuro Museu com projecto da autoria do arquitecto portalegrense de referência internacional João Luís Carrilho da Graça.

O presidente da Câmara, José Pio, disse ao nosso jornal que «recuperar o antigo Seminário é uma aspiração de todos os gavionenses» e «recuperando-o mantendo a traça original e trazendo para este espaço todos os carros de atrelar que estão na Quinta da Margalha, num projecto do Arquitecto Carrilho da Graça, é algo que com toda a certeza vai valorizar muito o espaço público da vila de Gavião, o concelho de Gavião e, atrevo-me mesmo a dizer, a passarmos a ter um espólio que terá impacto nacional».

O presidente adianta mesmo que «apostando o Município de Gavião na vertente turística, sinto que o Museu terá extraordinária importância».

José pio aponta que se trata de um «investimento que ronda 1,3 milhões de euros» que «para além de dignificar o espaço» contribui para «dignificar o Largo do Município» e para valorizar a «memória colectiva dos gavionenses e de todos aqueles que passaram e estudaram no Seminário».

Quanto ao «manter a traça, é algo que nos orgulha e para que todos quantos visitarem possam recordar aquilo que foi um percurso de estudo, mas de vida nesta terra».

Aposta no Turismo e valorização da memória e da identidade

A assinatura do contrato não é o início da obra, é o culminar do concurso público que foi efectuado, e agora segue para visto no Tribunal de Contas» e depois há «40 – 50 dias até que o visto venha autorizado» e «passamos à fase em que a empresa tem de apresentar o PSS» (Plano de Segurança e Saúde no trabalho) e só depois «estaremos em condições de iniciar a obra», que José Pio pensa que não acontecerá «antes de Outubro». A obra tem a duração prevista de um ano e «por alguma experiência que vou tendo, nunca estará concluída antes do final do próximo ano»

O presidente da Câmara lembra que foi possível proceder à aquisição do espaço pelo valor de 200 mil euros e que possibilita a criação do Ninho de Empresas, obra que está em execução, e agora «a este Museu que será um Museu de qualidade que fará homenagem ao antigo dono dos trens, o Dr. Pequito Rebelo, e se tudo correr bem será esse o nome do Museu», sendo que «a própria casa terá um espaço dedicado a algo que é indissociável, que é a ligação de vida de Gavião à família Rebelo de forma indelével», pois «são donos de muitas propriedades no concelho – 60 ou 70% das propriedades são da família Rebelo, hoje já divididas por vários ramos – mas se pensarmos antes do 25 de Abril, era a família que mais emprego dava no concelho, que mais produzia, e até tinha um pesqueiro, um avião e um campo de aviação -, mas entretanto o tempo evolui e as coisas vão-se alterando, e hoje é mais fácil negociar certos espaços com os herdeiros, por forma a que Gavião possa apostar numa renovação, mas também naquilo que é a sua memória».

Notícia publicada na edição 683 de 21 de Julho de 2020

Publicidade