André Dias assume liderança da JS Crato

Após seis anos de inactividade, a Juventude Socialista (JS) foi reactivada na concelhia do Crato. A tomada de posse da nova direcção, presidida por André Filipe Dias, teve lugar no dia 15, no Auditório Municipal do Crato.

«Porque é que aceitei este desafio? Porque os jovens do concelho do Crato precisam e porque o concelho do Crato precisa», sintetizou André Dias no discurso de tomada de posse, salientando que «não podia recusar este desafio porque não nos podemos conformar com a possibilidade de os nossos jovens continuarem a crescer, a formar-se e ficarem a olhar para a política como sendo algo inacessível, um mundo de difícil compreensão e uma realidade que não conseguem mudar pelas próprias mãos».

Falando para uma audiência onde avultaram diversos autarcas e também actuais e antigos deputados socialistas, André Filipe Dias, salientou a necessidade imperiosa de se começar a realizar um trabalho de proximidade com os jovens. «Temos a obrigação de começar a mostrar e fazer perceber a importância das linhas orientadoras do partido, de continuar a fazer crescer a JS tanto em quantidade como em qualidade», disse o novo presidente da estrutura.

«Com trabalho, ideias e propostas esperamos contar com a abertura da concelhia do PS do Crato para envolver e valorizar este grupo de jovens no desenvolvimento da sua actividade e em todos os projectos futuros, inclusive na renovação do projecto autárquico», disse ainda o novo responsável da JS Crato.

O presidente da Federação de Portalegre da JS, João Pedro Meira, referiu na sua intervenção que «hoje vivemos mais um dia de grande significado pela forma como um punhado de jovens estão dispostos a lutar pelo futuro da sua terra e porque concretizamos no Crato a quarta reactivação concelhia, dando cumprimento ao nosso objectivo de ter uma concelhia eleita da JS por cada concelho do Alto Alentejo».

«Agradeço-vos pela forma como se têm empenhado nestes meses, com propostas e ideias (…) porque nenhum de vocês aqui está enganado, todos vocês foram militados de forma informada, consciente e transparente, sem manipulações de identidade ou assinaturas em troca de imperiais»”, disse o líder distrital dirigindo-se para os mais recentes militantes.

O actual presidente da Câmara do Crato, eleito pelo PS, Joaquim Diogo, considerou «ser um dia muito feliz e importante para o PS, que na sua estrutura concelhia, têm de valorizar a juventude e adaptar-se para poder acolher aquilo que é uma juventude socialista, porque os jovens nunca deixam de sonhar».

Por seu turno, o presidente da Federação Distrital de Portalegre do PS, Luís Moreira Testa, desafiou os jovens «a sonhar», pedindo-lhes que «nunca tenham medo de errar, nem de enfrentar os desafios que vos vão ser impostos, porque mesmo que tudo parece difícil de alcançar, o tempo corre a vosso favor». O líder distrital aproveitou a ocasião para desafiar os jovens a participar na política «pelos valores certos» e «em nome dos princípios fundadores do Socialismo de Mário Soares».

Falou ainda a presidente do PS Crato, Sandra Cardoso, que se regozijou com a reactivação da JS Crato, considerando que «temos a responsabilidade de assegurar a passagem de testemunho para as novas gerações para que prossigam a renovação do sistema democrático e que saibam defender os valores essenciais da liberdade, da igualdade de oportunidades e da solidariedade».

A sessão ficou simbolicamente marcada pela «chamada» a púlpito do histórico socialista do Crato António José de Bastos Leitão que, a pedido de Luís Testa, se dirigiu à plateia para «terminar» a intervenção do líder distrital do PS. O fundador do PS no concelho do Crato e no distrito de Portalegre fez uma resenha histórica sobre a conquista e construção da democracia e pediu aos jovens que «assumam os nossos valores e que lutem em nome de um ideal. O mesmo ideal que me moveu nestes 50 anos de militância – a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade».

Este dia revestiu-se também de muito significado para os socialistas no concelho do Crato, com esta sessão de tomada de posse a ser precedida pela inauguração da nova sede concelhia do PS e da JS.

Publicidade