Alunas da Escola Secundária de S. Lourenço vencem Prémio Mário Soares

Um grupo de alunas da Escola Secundária de S. Lourenço, em Portalegre, venceu o Prémio Mário Soares na categoria “Ensino Básico” com o trabalho intitulado “Salgueiro Maia e o Caminho democrático que permitiu a Portugal ganhar cidadania europeia”.

Trata-se um trabalho colectivo das alunas Isabel Bucho Machado, Lara Pires Reia, Diana Gonçalves Calado, Madalena Maria Gargaté Martins, que vão receber o prémio numa cerimónia que decorre amanhã, sexta-feira, dia 3 de Março, na Fundação Mário Soares-Maria Barroso (Rua de S. Bento, 176), em Lisboa.

Para além das alunas da Escola Secundária de Portalegre, foram também premiados os alunos da Escola Secundária de Vagos (Aveiro), da Escola Secundária de Palmela e da Escola Secundária José Belchior Viegas de São Brás de Alportel, estas duas últimas na categoria “Ensino Superior”.

O Prémio Mário Soares é atribuído anualmente a alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário pelos trabalhos apresentados no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento e que valorizem aspectos da cidadania europeia. O galardão é uma iniciativa da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu em parceria com a Fundação Mário Soares-Maria Barroso.

Segundo Maria Manuel Leitão Marques, presidente da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu, «a Europa também foi feita de pessoas e não apenas dos tratados, feita do seu esforço pessoal ao vencer receios, quebrar barreiras e encontrar consensos em circunstâncias difíceis. No caso português, Mário Soares foi o grande protagonista de todos esses momentos, nos dez anos que antecederam a entrada de Portugal na União Europeia e nos que se seguiram. O prémio em seu nome é a memória desse legado, para as futuras gerações»

Já Isabel Estrada Carvalhais, deputada e membro do júri, afirma que «o Prémio Mário Soares pretende trazer um forte incentivo à participação activa dos mais jovens na construção e na valorização da cidadania europeia, ao mesmo tempo que homenageia o legado de um dos mais notáveis líderes políticos da história portuguesa e europeia, que lutou por uma Europa de sociedade livre, justa, democrática e mais unida. É uma honra para mim ver jovens estudantes serem reconhecidos pelo seu trabalho de promoção da dimensão europeia da cidadania e quero expressar a minha admiração por todos aqueles, alunos e seus professores que têm sido galardoados com este prémio».

Vencedores

Categoria ensino básico:

 – Título do trabalho: “Salgueiro Maia e o Caminho democrático que permitiu a Portugal ganhar cidadania europeia.” Trabalho colectivo das alunas Isabel Bucho Machado, Lara Pires Reia, Diana Gonçalves Calado, Madalena Maria Gargaté Martins, da Escola Secundária de São Lourenço de Portalegre

– Título do trabalho: “A nossa cidadania!”. Trabalho colectivo dos alunos Luís Daniel Santos Almeida, Gabriela Alexandra Cruz Moreira, Nuno da Rocha Duarte, Sofia Rocha Alves Mirassol, da Escola Secundária de Vagos, Aveiro

Categoria ensino secundário:

– Título do trabalho: “Diálogo Improvável”. Trabalho colectivo dos alunos Pedro Maria Pinto Bastos Contreiras, Marco Alexandre Gomes Lima, Bárbara Lobo Mateus Moreira Cravo, Bruna Luiza Gomes de Almeida, João Manuel Cardoso Luís, da Escola Secundária de Palmela

 – Título: “O que é ser europeu? – A influência da guerra na Europa”. Trabalho colectivo dos alunos Diogo Alexandre Luz Gonçalves, Artur Henrique Soares Vilhena, Carolina Isabel Mendes Gonçalves, Iúri de Sousa Pinto, Ricardo Viegas Justo, da Escola Secundária José Belchior Viegas de São Brás de Alportel

Publicidade