Alto Alentejo: Máquinas podem começar a aquecer os motores para a construção da Barragem do Pisão

O Alto Alentejo viveu esta quinta-feira, 12, o dia mais importante da sua história das últimas décadas com a assinatura do Contrato para a Construção das Infraestruturas Primárias da Barragem do Pisão, atribuído a um Consórcio Ibérico, após concurso público.

Após esta formalização, está tudo pronto para que a obra de construção das infraestruturas básicas possa avançar no terreno, o que deve acontecer daqui a 15 dias com a assinatura do auto de consignação.

Publicidade

Esta cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Crato, contou com as intervenções de Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato, de Hugo Hilário, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), e de Hélder Reis, Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional.

A 8 de Outubro, os autarcas da CIMAA deliberaram a aprovação, por unanimidade, da adjudicação da obra para a construção da rede de infraestruturas primárias do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, numa reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal.

 O consórcio ibérico ‘Agrupamento FCC Construcción e Alberto Couto Alves’ foi o vencedor do concurso público internacional, sendo que a obra foi adjudicada pelo valor de 64,99 milhões de euros.

A Barragem do Pisão é o mais avultado investimento inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de aproximadamente 141 milhões de euros e mais 10 milhões previstos no orçamento de estado. A sua concretização permitirá garantir de forma sustentada o abastecimento público de água, o estabelecimento de novas áreas de regadio e a produção de energia a partir de fontes renováveis, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento económico da região e consequentemente com um profundo impacto positivo na qualidade de vida da população.

Publicidade