Alter: Conferência Internacional vai divulgar o impacto do sector equestre na economia portuguesa

Evento Horse Economic Forum decorre entre 19 e 20 de Maio e leva até Alter peritos nacionais e internacionais. Presidente da Federação Equestre Internacional sublinha importância da conferência.

O Horse Economic Forum (HEF), uma iniciativa do Município de Alter, vai juntar, entre 19 e 20 de Maio, os maiores especialistas nacionais e internacionais do sector equestre. Este é o primeiro evento do género organizado em Portugal e tem como objectivo principal contribuir para a promoção e inovação da economia do cavalo.

Um dos momentos mais importantes da conferência internacional será a apresentação do Annual Report, que irá permitir, pela primeira vez, discutir e avaliar o impacto da economia do Cavalo em Portugal.

Durante dois dias, oradores nacionais e internacionais irão debater em Alter o impacto da indústria equina em diversas áreas da economia. Do painel de oradores da conferência constam Theo Ploegmakers, presidente da Federação Equestre Europeia (FEE), Bruno Rente, presidente da Federação Equestre Portuguesa (FEP), Francois Kasselmann, administrador da Horses & Dreams e da P.S.I. Auktion, Gonçalo Paixão, da Federação Equestre Internacional (FEI), Alizée Froment, cavaleira profissional e ex-cavaleira GP Internacional, Haike Blaauw, Managing, diretor da Federação Holandesa de Centros Equestres, Paull Khan, secretário-geral da Federação Europeia e Mediterrânica de Corridas de Cavalos, Taussef Qadri, fundador do CAVAGO, Tristan Tucker, cavaleiro e treinador do Grand-Prix Internacional, Venancio García Ovies, secretário-geral da Real Federação Hípica Espanhola, ou Tânia Silva, fundadora e CEO do Horse Groom Recruitment&Academy.

Ingmar De Vos, presidente da Federação Equestre Internacional (FEI), afirma que «a FEI considera muito importante e relevante a discussão do HEF sobre inovação e novas tendências da economia do Cavalo e parabeniza a organização como uma plataforma para o desenvolvimento da economia do Cavalo».

Já Bruno Rente, presidente da Federação Equestre Portuguesa (FEP), sublinha a importância do HEF para «destapar o relevante impacto social e económico da fileira do Cavalo e das suas fortes sinergias também com as áreas da Saúde e do Turismo».

A expectativa do presidente da FEP é que o Fórum permita «apontar importantes caminhos de futuro e afirmar Portugal como País de grande tradição equestre, como destino sustentável, num território coeso, inovador e competitivo, que detém o talento. Em resumo, um País para visitar, investir e viver».

Paull Khan avalia que «o impacto da economia do Cavalo é vasto», mas que «a consciência pública e política sobre isso permanece baixa». Para o secretário-geral da Federação Europeia e Mediterrânica de Corridas de Cavalos, a resposta passa por «fortalecer os laços dentro do sector equino, agregando valor e contribuindo para enriquecer o perfil do sector».

O HEF é uma iniciativa do Município de Alter do Chão, cujo objectivo principal é contribuir para a promoção e inovação da economia do Cavalo através da cooperação entre os diversos agentes da economia do Cavalo.

Publicidade