Almirante António Mendes Calado reconduzido como Chefe do Estado-Maior da Armada

O Presidente da República reconduziu esta terça-feira, dia 16, o o almirante António Mendes Calado, prestigiado vidense, como Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, cargo que exerce desde 2018.
«O Presidente da Republica aceitou a proposta do Governo e reconduziu hoje o Almirante António Silva Ribeiro e o Almirante António Mendes Calado, respetivamente como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) e como Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA)», lê-se numa nota pública pela Presidência da República.

Notável Vidense

Com 64 anos, completados a 11 de Janeiro, e com mais de 40 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, António Maria Mendes Calado nasceu em Cabeço de Vide, onde é muito conhecido e acarinhado
Frequentou o Curso de Formação de Oficiais de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo sido promovido a Guarda-marinha a 1 de Outubro de 1978.
Frequentou o International Defence Ma¬nagement Course no Defense Resources Management Institute, em Monterey, Califórnia, e o Maritime War¬fare Course, na HMS Dryad School, em Portsmouth.
Esteve embarcado em várias unidades navais, tendo comandado o NRP “Corte Real” de Julho de 2020 a Dezembro de 2005.
Exerceu funções de Chefe do Serviço de Navegação e Comunicações do NRP “João Coutinho”, Chefe do Serviço de Comunicações do NRP “Augusto Castilho”, Oficial Imediato do NRP “Lagoa”, Chefe do Serviço de Artilharia do NRP “Comandante João Belo” e Chefe do Departamento de Operações do NRP “Vasco da Gama”.
Em terra, desempenhou funções de formador na Escola de Artilharia Naval do G2EA, Director de Instrução da Escola de Artilharia Naval do G2EA, Chefe do Gabinete de Operações Sup/AA do CITAN, Chefe da Secção de Exercícios do Comando Naval, Chefe da Secção de Treino do Departamento Operacional da Flotilha, Adjunto do Chefe da Divisão de Pessoal e Organização do EMA, Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Varsóvia e também o cargo de chefe da Divisão de Pessoal e Organização do Estado-Maior da Armada.
Assumiu o cargo de Comandante da Zona Marítima dos Açores, Chefe do Departamento Marítimo dos Açores e de Comandante Regional da Polícia Marítima dos Açores em 12 de Março de 2010.
Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, de que se destacam três Medalhas de Prata de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 2ªClasse, a Medalha da Cruz de São Jorge de 1ª classe, a Medalha da Cruz Naval de 3ª Classe e a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.

Publicidade