Águas do Alto Alentejo iniciam gestão comercial no território

A empresa intermunicipal Águas do Alto Alentejo (AAA) inicia, no próximo dia 1 de Julho, a gestão dos sistemas públicos de abastecimento e saneamento, bem como dos respectivos contratos destes serviços, nos municípios de Alter, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel.

A principal missão desta empresa é «garantir um serviço de qualidade às populações, que seja mais eficiente nos processos de abastecimento e saneamento, mas também mais sustentável, evitando perdas de água desnecessárias. Assume-se a sustentabilidade como valor primordial, o que passa também por uma maior eficácia na gestão dos recursos disponíveis e pela oferta de melhores soluções às populações».

A Águas do Alto Alentejo iniciou a sua atividade em Agosto de 2020, sendo constituída por capitais 100 por cento municipais e tendo como acionistas os dez municípios que lhe são aderentes. De acordo com o presidente do seu Conselho de Administração, Hugo Hilário, «a escolha pelo modelo de empresa intermunicipal permite, entre outras vantagens estratégicas e de gestão, o acesso a fundos comunitários que de outra forma não estariam ao alcance dos municípios, se estes atuassem isoladamente».

Desde a sua constituição, a empresa foi responsável pela captação de cerca de sete milhões de euros em fundos comunitários que permitiram o desenvolvimento de trabalhos de renovação e reparação de infraestruturas nos territórios de cada um dos municípios accionistas, que «permitirão reduzir fortemente a perda de água e, consequentemente, os custos associados a essas perdas contribuindo diretamente para o objetivo assumido de sustentabilidade».

«Estas intervenções estruturais permitirão melhorar significativamente as condições de vida das populações, que é o principal objectivo da AAA», sublinha Hugo Hilário, que refere ainda que «temos conseguido, por exemplo, levar bons serviços de saneamento de águas residuais e de abastecimento de água a localidades que até aqui não os tinham, como é o caso de Vale do Bispo Fundeiro, Vale da Bica ou Ribeira das Vinhas».

Nesta fase de mudança, a partir da qual a empresa assumirá a gestão dos contratos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais nos dez municípios, a AAA tem trabalhado em contacto próximo com os municípios de modo a garantir uma transferência de responsabilidades respeitante dos direitos de confidencialidade dos dados pessoais de todas as pessoas.

Paralelamente, a AAA oferecerá ainda «melhores soluções de proximidade no contacto entre a empresa e os seus clientes», garante. Ao dispor dos utilizadores estará uma linha permanente de apoio ao cliente (808 500 510), uma plataforma online a partir do site www.aguasdoaltoalentejo.pt, um balcão de apoio presencial localizado no edifício do Mercado Municipal de Ponte de Sor e um centro de atendimento em cada município.

Publicidade