8778 infracções detectadas durante a campanha “Taxa Zero ao Volante”

A campanha “Taxa Zero ao Volante”, levada a cabo pela ANSR, GNR e PSP entre 3 e 7 de Março, registou um total de 8 778 infracções, das quais 927 relativas à condução sob o efeito do álcool.

No período da campanha, de 3 a 7 de Março foram registados 1 562 acidentes, dos quais que resultaram nove vítimas mortais, 27 feridos graves e 477 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se mais 588 acidentes, mais quatro vítimas mortais, menos três feridos graves e mais 175 feridos leves.

As nove vítimas mortais, três das quais do sexo feminino, tinham idades entre 28 e 73 anos, sendo que os acidentes ocorreram nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Setúbal, e ainda no Funchal.

Estes acidentes resultaram de quatro colisões, três despistes e um atropelamento. A colisão no distrito de Portalegre, no IP2, resultou em duas vítimas mortais.

Os veículos envolvidos foram maioritariamente ligeiros e, no acidente do distrito de Setúbal, houve quatro automóveis ligeiros envolvidos, com colisão frontal decorrente de veículo em contramão na AE26.

No acidente de Viana do Castelo, esteve também envolvido um tractor agrícola, bem como 1 veículo ligeiro, do qual o passageiro foi vítima mortal.

A Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), decorreu nos dias 3 a 7 de Março e teve como objectivo alertar os condutores e todos os ocupantes dos veículos para os riscos da condução sob a influência do álcool.

Esta campanha contou uma vez mais com a participação dos serviços das administrações regionais das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com competências atribuídas no continente à ANSR, conferindo assim um carácter verdadeiramente nacional à medida e completando o trabalho que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de três acções de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela PSP e pela GNR, nas localidades de Cascais, Peniche e Benavente. Idênticas acções ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Publicidade