13 sepulturas de uma necrópole encontradas durante obras na avenida principal de Alter

13 sepulturas de uma necrópole, até ao momento desconhecida, foram descobertas na última semana na sequência das obras de remodelação de drenagem de águas residuais, que decorrem na Avenida Dr. João Pestana, em Alter.

Segundo a Câmara de Alter, das 13 sepulturas identificadas, apenas seis vão ser parcialmente intervencionadas, uma vez que não se conservaram na totalidade, com data prevista para conclusão dos trabalhos sexta-feira, dia 11 de Fevereiro. Na sepultura até ao momento escavada foi exumada uma mulher, com idade à morte entre os 18 e os 20 anos de idade. Todo o material osteológico humano recolhido na intervenção será depositado no Laboratório de Antropologia da Câmara Municipal de Alter do Chão, localizado no edifício do Cineteatro Municipal.

A autarquia acrescenta que «a possibilidade das sepulturas em causa pertencerem à necrópole romana de Abelterium torna particularmente relevante os trabalhos arqueológicos e antropológicos em curso, pois, a confirmar-se, será a maior descoberta arqueológica feita no concelho desde o descobrimento do mosaico de “Alexandre, o Grande” na sala de jantar da Casa da Medusa, em 2007. Esta descoberta, de impacto nacional, uma vez que o local de sepultamento da população romana não era conhecida, dará um enorme contributo para o conhecimento dos habitantes de Abelterium».

Publicidade