PUB

O Alto Alentejo vai ser palco da 1.ª edição da quinzena gastronómica Terras do Borrego ’22, entre os dias 8 e 24 de Abril, em mais de 100 restaurantes nos vários concelhos do distrito de Portalegre, desta feita em Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Esta iniciativa ocorre no âmbito da afirmação do concelho de Sousel enquanto Capital do Borrego, com o lançamento de uma marca e de um vasto programa de valorização do território. Baseia-se na importância económica do gado ovino, que mereceu já a classificação de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) do Borrego do Nordeste Alentejano.

Assim, quem visitar Sousel e os restantes municípios do Alto Alentejo, ao longo dos 15 dias que correspondem ao período pascal, poderá saborear diferentes receitas de borrego, tais como as famosas costeletas e o ensopado. A lista de espaços de restauração e hotelaria aderentes pode ser consultada no site www.souselcapitaldoborrego.pt ou nas redes sociais do projecto (Facebook e Instagram).

PUB

«Sousel é hoje, indiscutivelmente, uma referência inigualável no país e no Mundo ao nível do sector ovino. A nossa carne de borrego é um produto de excelência que aliamos ao saber fazer único das nossas gentes e aos produtos endógenos da região. Estão reunidas as condições para a ‘receita’ perfeita que resulta neste evento. Queremos promover o que de melhor se faz em Sousel, mas também em todo o Alto Alentejo, tendo o borrego e as tradições a ele associadas no centro desta dinâmica intermunicipal», explica Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel.

Prato-estrela da edição deste ano assinado pelo chef Jorge Peças

A 1.º edição das Terras do Borrego ’22 conta com a assinatura premium de Jorge Peças, natural de Sousel e afamado chef de cozinha do Convento do Espinheiro, em Évora, que confeccionou o prato-estrela do evento: Assado lento de borrego com acelgas e que será servido em muitos dos estabelecimentos.

«Aceitei com orgulho o convite que a Câmara Municipal de Sousel me interpôs para fazer parte deste projecto e ser a cara da 1ª edição das Terras do Borrego. Enquanto filho da terra, sinto-me feliz por contribuir para este tipo de projectos, importantes para o desenvolvimento regional e para a valorização daquilo que é nosso, das nossas receitas e produtos endógenos», garante Jorge Peças, chef embaixador da quinzena gastronómica.

Para assinalar o primeiro ano desta iniciativa, a Câmara Municipal de Sousel tem ainda agendadas uma série de actividades culturais, que inclui actuações musicais, sessões literárias e um mercado de rua.

Esta quinzena gastronómica irá ocorrer todos os anos na mesma época, pretendendo afirmar-se como uma referência gastronómica, apoiar a economia local e contribuir para o desenvolvimento turístico de Sousel e da região.