Publicidade

No próximo dia 15, segunda-feira, pelas 12h na Sé de Évora, o Arcebispo D. Francisco Senra Coelho presidirá à Eucaristia por D. Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau e antigo seminarista e sacerdote da Diocese de Évora, onde foi Pároco de Cano, Casa Branca e Santa Vitória do Ameixial, que faleceu no 30 de Outubro na sequência de um ataque cardíaco.

A Eucaristia, que será concelebrada pelos Bispos de Beja e do Algarve, será transmitida em directo pelos canais digitais da Arquidiocese (Facebook e site www.dioceseevora.pt).

Para a celebração eucarística, que se integra nas comemorações do Dia do Instituto Superior de Teologia de Évora, estão convidados todos os presbíteros, religiosos, a comunidade timorense a residir em Portugal e particularmente em Évora, assim como todos os queiram recordar o antigo Bispo de Baucau.


D Basílio foi Pároco de Cano e Casa Branca

Recorde-se que D. Basílio do Nascimento teve sempre uma forte ligação à Arquidiocese de Évora, pois estudou no Seminário Maior de Évora. Foi ordenado sacerdote em 1977, em Évora. Viveu em Paris até 1982, onde completou a sua formação académica, viajando nesse ano para Évora, onde foi Pároco de Cano e Casa Branca (Sousel) e Santa Vitória do Ameixial (Estremoz). Foi Professor no Instituto Superior de Teologia de Évora, foi Director Espiritual do Seminário Maior e trabalhou activamente na Pastoral Vocacional nesta Arquidiocese.

D. José Ornelas, no discurso de abertura da 201ª Assembleia Plenária da CEP, evocou, D. Basílio do Nascimento, bispo de Baucau (Timor-Leste).  «Recordamos com saudade a sua presença entre nós, em particular na Arquidiocese de Évora, como sacerdote e, de modo especial, a fecunda e corajosa acção pastoral na sua Diocese e de clarividente actividade na jovem nação timorense”, realçou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.