PUB

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo vai promover o workshop “Cidades Analíticas” que vai ter lugar no Auditório da CCDR do Alentejo, em Évora, no dia 20, e que tem como objectivo debater a promoção de soluções, ideias e projectos inovadores no âmbito da analítica urbana e das cidades inteligentes, incentivando à criação e uso de ferramentas avançadas de processamento de dados, como suporte à gestão urbana e à tomada de decisão.
Do programa fazem parte a divulgação da Conferência Internacional “Cidades Analíticas – Acelerar o desenvolvimento das cidades inteligentes em Portugal”, que se vai realizar no dia 22 de Abril em Lisboa, a atribuição do “Prémio Cidades Analíticas 2015” e ainda a apresentação de três casos de estudos e projectos da Região Alentejo.
O workshop “Cidades Analíticas” é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza (SEOTCN), promovida pela Direcção – Geral do Território (DGT) e financiada pelo European Economic Area Grants (EEA Grants) no âmbito do Programa “Fundo para as Relações Bilaterais ao nível nacional”.
As inscrições estão abertas até ao dia 18, sendo que os interessados deverão enviar o nome, contacto e instituição que representam para o seguinte endereço de correio electrónico: gab_com@ccdr-a.gov.pt.

Prémio Cidades Analíticas 2015

No âmbito desta iniciativa, decorre até ao dia 1 de Abril o prazo para a apresentação de candidaturas ao concurso “Cidades Analíticas 2015”, promovido pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE), através da Direcção-Geral do Território.
O concurso visa reconhecer, estimular e premiar projectos e/ou as melhores práticas ao nível do desenvolvimento de soluções de “Cidades Analíticas”, ou seja cidades que desenvolvem uma base fundamental de dados relativos aos fenómenos urbanos e métodos avançados de pesquisa e cruzamento desses dados, que orientam a tomada de decisão acerca da gestão urbana, sendo essencial, para este efeito, o desenvolvimento de sistemas de informação, redes e plataformas tecnológicas de conhecimento e inovação urbana, com enfoque nas dimensões de Gestão e Participação.
O valor do prémio é de 5000 euros e ao concurso pode concorrer qualquer pessoa singular ou colectiva, pública ou privada, registada em Portugal, sendo que a apresentação de candidaturas pode ser efectuada através do preenchimento do formulário para o efeito, até ao dia 1 de Abril.
Para mais informações os interessados deverão contactar o secretariado do concurso através através dos seguintes contactos: urbananalytics2015@dgterritorio.pt ou pelo telefone: 21 381 96 00 (ext. 487/455)

PUB