Todos os concelhos do Alto Alentejo vão avançar já no próximo sábado, dia 1, para a quarta fase do plano de desconfinamento, uma vez que que se mantêm com uma taxa de incidência abaixo da linha vermelha traçada pelo Governo, nomeadamente de 120 ou 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
As medidas desta que é a quarta fase do plano de desconfinamento foram anunciadas ao final da tarde pelo primeiro-ministro António Costa, que deu conta que a partir das 00h de sábado entra em vigor a Situação de Calamidade em todo o País.
A próxima fase prevê a abertura das fronteiras com Espanha, os centros comerciais e lojas passam a funcionar até às 19 horas aos fins de semana e até às 21h durante a semana. Já os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar sem limite de horários e com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas e as salas de espetáculos também podem funcionar até às 22:30.
As novas regras prevêem que os ginásios podem funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene e passa ainda a ser permitida a prática de todas as modalidades desportivas e actividade física ao ar livre.
Já os casamentos e batizados podem realizar-se com uma limitação de 50% do espaço.

De acordo com António Costa, o Governo vai passar a avaliar a situação epidemiológica dos concelhos semanalmente.