Depois de reunir com os clubes que estão a participar nas competições distritais de futsal e de futebol, a Direcção da Associação de Futebol de Portalegre reuniu igualmente para debater a retoma da actividade desportiva na região.

No que respeita ao futsal, a Direcção da AF Portalegre decidiu, em consonância com a vontade de todos os clubes, dar continuidade à Campeonato Distrital de Seniores de Futsal e à Taça da AFP.

A retoma está agendada para o dia 1 de Maio, sendo que está prevista, para ambas as competições, a realização de jornadas duplas. Esta decisão está condicionada em função da evolução da situação pandémica, bem como dos quadros competitivos que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) terá na próxima época.

Relativamente ao futebol, e em função de não ser possível concluir a competição, a Direcção decidiu, em concordância com a larga maioria dos clubes, dar por terminado o Campeonato Distrital de Seniores de Futebol.

Na sequência desta deliberação, e por uma questão de igualdade de tratamento, a AF Portalegre irá indicar “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos para o Campeonato de Portugal e o Eléctrico Futebol Clube será indicado para a Taça de Portugal.

Foi também deliberada a criação de uma prova de acesso à Taça de Portugal, sendo que o modelo da competição irá depender do número de equipas que nela se inscrevam. As inscrições estão abertas e os clubes devem manifestar o seu interesse em participar até 9 de Abril.

A realização desta competição irá depender igualmente da evolução da situação pandémica, sendo que, no caso de a prova não arrancar ou não ser concluída, o clube indicado para a Taça de Portugal será o Sport Arronches e Benfica.

«A Direcção AF Portalegre consultou os clubes para decidir em função da sua vontade, porque são os clubes os donos da Associação. Foram decisões difíceis, tomadas num clima de incerteza, que não correspondem às expectativas que a Direcção, os clubes e todos os agentes desportivos tinham no início da época. Agradecemos a compreensão e disponibilidade dos clubes, que estiveram sempre ao nosso lado num dos períodos mais complexos da história da Associação», refere o presidente da Direcção, Daniel Pina.