São quase 900 os concorrentes inscritos para participar na edição de 2023 do UTSM – Ultra-Trail de São Mamede, divididos pelas várias distâncias, e que irão percorrer os trilhos da nossa região já durante o próximo fim-de-semana.
Começa na sexta, 5 de Maio, às 22 h, na Praça da República, em Portalegre, o UTSM – Ultra-Trail de São Mamede, evento de referência da corrida de ultra distância em Portugal e que este ano comemora a 10.ª edição.
Antecedendo este momento mágico de ver os corajosos concorrentes à distância mais longa e desafiante ligarem os frontais e partirem para a grande aventura ao som de um dos mais épicos temas da música rock, como é habitual, pelas 21h, começa a grande festa do UTSM com o concerto da Partida, este ano assegurado pelo DJ Tabelas, que preparou um espectáculo único de cor e animação. Temas épicos vão animar concorrentes e o muito público presente e o ambiente vai ficando ao rubro a pouco e pouco com a entrada progressiva na Câmara de Chamada dos 200 concorrentes aos 100 K+.
Os primeiros dois quilómetros decorrem pela zona histórica da cidade, aos quais se segue a monumental subida à cruz da Penha, pelo escadório e pela crista rochosa, um momento épico, tal como vai ser épica a longa e técnica descida que se segue e de novo a subida ao Boi de Água até ao PAC1 “Pedro Tavares”, na sede do Centro Vicentino.
A distância principal será de uns longos 108 Km, que decorrerão quase integralmente no Parque Natural da Serra de São Mamede nos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão. A prova tem a máxima categorização internacional (ITRA, UTMB) e nacional (ATRP) e terá a participação de 189 concorrentes.
No sábado, dia 6 de Maio, pelas 9 h, partem da Ponte Romana da Portagem (Marvão) os 134 concorrentes à distância ultra (45 Km). No domingo, dia 7, é a vez de entrarem em prova os 263 concorrentes à distância de 25 Km, que partirão de Alegrete às 9h, e os 298 inscritos na distância curta de 15 Km partem do Reguengo às 9h30.
A distância curta de 15 Km é um novo evento do UTSM e com o qual a organização pretende detectar jovens com qualidades para a prática da corrida, proporcionar uma distância a quem gosta de correr de “prego a fundo” e aumentar na população o interesse pela prática da actividade ao ar livre. Este ano será bem mais técnico, mas adequado a quem esteja em boa forma física.
Ao todo estão inscritos 883 concorrentes de 13 nacionalidades (Brasil, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Países Baixos, Roménia, Rússia, Ucrânia, Estados Unidos, e obviamente, Espanha e Portugal, que são a maioria).
Todas as chegadas ocorrerão no Estádio Eduardo de Sousa Lima, na cidade de Portalegre, ao longo de todo o dia de sábado e domingo. O tempo limite para completar os 108 Km é de 26h.
A Organização do evento, pertencente ao ACP – Atletismo Clube de Portalegre e que conta com uma ampla rede de parceiros entre autarquias e outras associações e o apoio de cerca de 300 voluntários, esmerou-se na procura e preparação de novos trilhos simultaneamente belos e desafiantes e apresentará um evento ao nível do que de melhor se faz a nível mundial. Uma prova, sobretudo nas distâncias mais longas, que exige uma grande capacidade de superação física e psicológica.
