O vice-presidente da Direcção da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre, Paulo Cardoso, foi eleito, por unanimidade, para presidente da Direcção da Federação das Associações de Dadores de Sangue – FAS Portugal, a qual congrega cerca de 70 associações.
A eleição decorreu no sábado, durante a Assembleia Geral da FAS, que teve lugar na Covilhã, e Paulo Cardoso considera este dia foi «um dia inesquecível na minha vida», frisando que «é com grande orgulho que vejo a minha Associação de Portalegre a presidir este cargo com tanta responsabilidade na dádiva de sangue em Portugal e com representação internacional», deixando a garantia de que «tudo farei para dar continuidade ao extraordinário trabalho iniciado pelo Comendador Moreira Alves e prosseguido por Joaquim Mendes Silva».
Paulo Cardoso agrade ainda «o apoio de todos» e fica a promessa de que «darei o meu melhor em prol da dádiva de sangue, dos dadores e dos dirigentes das Associações e Grupos. Sei que o homem que me trouxe para a Dádiva de Sangue, António Eustáquio, estaria muito feliz. Esta minha eleição, também é uma homenagem ao fundador da ADBSP», afirmou.

Dia Nacional do Dador de Sangue: Paulo Cardoso desafia jovens a serem o futuro e a dádiva de sangue
Assinala-se esta segunda-feira, dia 27 de Março, o Dia Nacional do Dador de Sangue, e recém-eleito presidente da FAS Portugal, Paulo Cardoso, deixou uma mensagem de homenagem a todos os dadores:
«Todos os dias, temos o dever de prestar homenagem aos dadores que garantem que não faltam componentes sanguíneos a quem precisa. Mas este Dia Nacional do Dador de Sangue é o dia instituído e dedicado para comemorar e enaltecer esta gente generosa, que de forma voluntária e imbuídas de um altruísmo maravilhoso, conseguem garantir a vida e a qualidade de vida a muitos doentes. É um dia de gratidão, são os dadores que garantem as 1100 dádivas necessárias por dia!
Precisamos de dádivas regulares, apelamos a hábitos de vida saudável e acreditem, sem sangue podem morrer pessoas e muitos doentes ficam sem tratamento.
A FAS Portugal, ao longo de décadas, tem trabalhado para a promoção da dádiva de sangue, no apoio às Associações e Grupos e na defesa do dador de sangue. Temos procurado sempre a melhor parceria com o IPST, com a intenção de fazermos parte da construção do mundo da dádiva.
Todos os dadores merecem o nosso respeito e sabemos que o seu percurso tem aquele dia do adeus à dádiva de sangue, por isso só temos que lhes agradecer e reconhecer que foram a garantia da salvação de muitas crianças, adultos e velhinhos.
No entanto, outro desafio se coloca. Temos de conquistar os mais novos para esta causa e para vocês jovens, fica aqui a nossa mensagem: Vocês são o futuro e a dádiva de sangue está nas vossas mãos. Quando este exército de dadores desaparecer, são vocês que têm de garantir a continuidade. Infelizmente, vamos ter sempre quem vá precisar de componentes sanguíneos. Venham e mostrem que os jovens vão dar seguimento a esta causa sublime que une as pessoas na dádiva que é universal, benévola, altruísta e não remunerada».