No próximo domingo, dia 19, o jornal “a defesa” celebra 100 anos de publicações.

Fundado por D. Manuel Mendes da Conceição Santos, Arcebispo de Évora, a primeira edição do jornal “a defesa” foi publicada a 18 de março de 1923, com o editorial “Entrando na liça”.

Nesse primeiro editorial está plasmada a identidade do jornal que foi sempre respeitada e reconhecida: “defender e propagar os ideais religiosos”.

«O seu próprio nome é já um programa. A Defesa não vem atacar ninguém, não vem fazer concorrência a entidade alguma, não desafia, não provoca, nem também vem lisonjear seja quem for, defende muito simplesmente, e mais nada», lê-se no primeiro editorial, que acrescenta que “a defesa” «defende a verdade cristã, defende os direitos da Igreja, defende a inviolabilidade da consciência, defende a liberdade, defende a justiça, defende os pobres e os humildes, defende todos os oprimidos, de qualquer campo que eles sejam».

Um século depois o estatuto editorial de “a defesa” mantém-se fiel à sua identidade: «É um semanário atento às realidades regionais, respeitando os valores cristãos».

Para assinalar o centenário, no domingo, dia 19 de março de 2023, pelas 16h, na Galeria dos Arcebispos, na Catedral de Évora, será inaugurada a Exposição “100 anos d’ a defesa”, que ficará patente até 22 de maio de 2023.