PUB

A presidente do Painel de Selecção das Capitais Europeias da Cultura acaba de anunciar que a cidade de Évora foi recomendada para o título de Capital Europeia da Cultura 2027 em Portugal.

O seu conceito para a Capital Europeia da Cultura baseia-se no «Vagar», que é um modo de vida e um elemento forte do património imaterial da região, reflectindo a necessidade urgente de a Europa e os europeus passarem para uma «filosofia de vida lenta». A recomendação foi feita por um painel de peritos independentes que avaliou as candidaturas das quatro cidades portuguesas incluídas na lista restrita – Aveiro, Braga, Évora ou Ponta Delgada.

Desde 1985, as Capitais Europeias da Cultura tornaram-se num dos projectos culturais mais ambiciosos da Europa e uma das actividades mais apreciadas da União Europeia.

Os objectivos desta iniciativa são proporcionar aos europeus a oportunidade de aprenderem reciprocamente sobre as respectivas culturas, desfrutarem da sua história e valores comuns, viverem o sentimento de pertença à mesma comunidade europeia, estreitarem laços e desenvolverem parcerias culturais europeias, bem como sublinhar o papel da cultura no desenvolvimento das cidades.

Mariya Gabriel, comissária europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirma que «após Lisboa em 1994, o Porto em 2001 e Guimarães em 2012, Évora será a quarta cidade portuguesa a receber o título de Capital Europeia da Cultura, em 2027. Trata-se de uma oportunidade única para que uma cidade e os seus arredores tragam a cultura e a Europa para o centro das suas comunidades. É o momento propício para que os eborenses descubram a rica diversidade cultural do nosso continente e os elementos comuns que partilhamos enquanto europeus. As Capitais Europeias da Cultura ilustram a vontade da UE de criar uma união que reúna as pessoas em torno de valores comuns, como a liberdade de expressão, o Estado de direito, a democracia e a paz. Espero que Évora possa colher a longo prazo todos os benefícios culturais, económicos e sociais que a Capital Europeia da Cultura pode trazer».

Todos os anos, duas a três cidades detêm o título de Capital Europeia da Cultura. A par de Évora, a cidade letã de Liepaja será também Capital Europeia da Cultura em 2027.

Pub