PUB

Os líderes socialistas de Portugal e Espanha, António Costa e Pedro Sanchez, firmaram um acordo inédito de cooperação entre os dois partidos com o objectivo de promover o desenvolvimento comum dos dois países.

No seguimento de uma iniciativa preconizada pela Federação Distrital de Portalegre sob a liderança de Luís Moreira Testa, os responsáveis máximos do PS e do Partido Socialista Obrero Español (PSOE) oficializaram um projecto comum que pretende desenvolver políticas que aproximem os dois países e promovam o desenvolvimento de toda a península, em particular das regiões transfronteiriças.

O acordo prevê a colaboração em sectores chave que vão desde a educação e a cultura, à economia, passando pelo desenvolvimento de infraestruturas e gestão das mesmas em conjunto. O grande objectivo desta parceria inédita na história dos dois países é o de atenuar o efeito das fronteiras e aplicar o progresso de forma mais equilibrada.

O distrito de Portalegre será um dos maiores beneficiados porque com esta nova forma de olhar para o território passa a ser o centro da Península Ibérica.

PUB

Numa cerimónia em que o Alto Alentejo se fez representar por Luís Moreira Testa e pelos presidentes dos municípios de Elvas, Nuno Mocinha, e de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, foi dado o primeiro passo para que as regiões transfronteiriças tenham mais oportunidades e não sejam esquecidas pelos poderes de Lisboa e Madrid.