PUB

O anunciado reforço de comboios na Linha do Leste que se teria iniciado dia 31 de Julho para estabelecer a ligação em Badajoz com os novos comboios para Madrid via Cáceres e Plasencia e que permitiria encurtar a viagem entre Lisboa e Madrid para nove horas afinal não se concretizou.

A rede espanhola não abriu ainda canal horário, como pediu a CP, porque há que conjugar o tráfego de mercadorias na mesma linha que ainda não está electrificada.

Assim, e até abertura de canal horário por parte da entidade de gestão espanhola, não avança o previsto reforço de comboio que duplica as ligações com Badajoz.

PUB

Será na mesma uma máquina Allan a efectuar o reforço percurso do Entroncamento a Badajoz, que entre Lisboa e Madrid ficará em termos de rapidez ainda aquém do que há via nos anos 80.

As automotoras Allan, construídas nos anos 50 na Holanda, foram modernizadas nos anos 90 mas a velocidade máxima é de 100kms/h, têm pouca força e ainda na semana passada a sua chegada a Badajoz ocorreu com 47 minutos de atraso, tendo havido locais em que a subir efectuou uma velocidade de 10kms/h, de acordo com informação obtida junto de técnicos.