PUB

A Unidade Técnico-Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia do IPCB dinamizou dois estágios no âmbito da iniciativa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2022”.

O estágio “Construção e Controlo de Drones” teve como objectivo cativar os jovens para as áreas da engenharia, ensinando-os a construir um drone de raiz e colocá-lo a voar. A atividade foi dinamizada pelo docente Pedro Torres e contou com a presença de alunos do ensino secundário provenientes do Porto, Lisboa, Leiria e Castelo Branco, que durante a semana aprenderam alguns conceitos de eletrónica, aeronáutica, segurança aeronáutica e pilotagem. Este estágio contou também com o importante contributo das empresas NexxUAV Drone Solutions Lda. e Albatroz Engenharia, que receberam os alunos no CEI – Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco para falar sobre drones, projetos em curso e tecnologias como a “LiDAR” e “Camaras NDVI” (Normalized Difference Vegetation Index), usadas para aplicações de agricultura de precisão.

O estágio “Sistemas inteligentes no nosso dia a dia, aplicações com microcontrolador!”, abordou conceitos de eletrónica digital, microcontroladores, programação e controlo. Os alunos tiveram oportunidade de programar uma placa de desenvolvimento com microcontrolador e desenvolver um sistema inteligente para controlar uma lâmpada LED RGB através do telemóvel. A atividade foi orientada pelo docente José Vieira e contou com a presença de alunos do ensino secundário provenientes de Portimão, Lisboa e Castelo Branco.

PUB

O feedback dos participantes foi bastante positivo e encorajador para o desenvolvimento de atividades semelhantes no futuro, com vista ao incentivo à inserção de jovens nas áreas de engenharia.