PUB

As Festas da Cidade de Portalegre estão de regresso e realizam-se entre os dias 20 e 23 de Maio, no Jardim da Corredoura, com um programa «muito diversificado e focado em evidenciar o potencial do concelho, envolvendo associações e entidades locais», garante a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, que, juntamente com a vereadora Laura Galão, fez esta terça-feira a apresentação do programa em conferência de imprensa, nos Paços do Concelho.

Com um programa pensado de forma a abranger vários públicos, que inclui actividades desportivas e culturais, inaugurações e gastronomia, o destaque no palco principal vai para os espectáculos de Fernando Daniel, Jorge Guerreiro, “Filmes em Concerto” da Banda Euterpe, que agrega música, cinema, luz e pirotecnia e para encerrar a noite de 23 de Maio, uma Noite de Fados com a presença de António Pinto Basto, Deolinda de Jesus, Edgar Baleizão, Rute Belga e Pedro Calado e os músicos Nuno Cirilo (Guitarra Portuguesa), Miguel Monteiro (Viola de Fado) e Edgar Baleizão (Viola Baixo).
Os mais jovens não foram esquecidos e têm animação garantida pela actuação de DJ’s locais a partir da meia-noite.

Para além das Tasquinhas, este ano haverá um espaço de restauração no recinto das festas, com seis restaurantes que servirão jantares, para que os visitantes também desfrutem da oferta gastronómica, com a animação musical assegurada por vários grupos locais.
Ao longo do jardim cerca de 50 stands, organizados por temáticas, contam com a presença de diferentes expositores de associações, artesanato e empresas.
Este ano a presença das Juntas de Freguesia do concelho terá como objectivo promover actividades aí desenvolvidas e dinamizar os espaços expositivos com a presença de empresários, associações ou artesãos locais. Serão também as Juntas de Freguesia a engalanar as carroças para o tradicional cortejo do dia 23 de Maio.

Destaque também para o Dia do Motociclista, no dia 22 de Maio, um evento com um programa complementar aos das festas que, segundo a autarquia, vai reunir e atrair milhares de pessoas à cidade.
Para encerrar, o Dia da Cidade, que celebra o 472º aniversário da elevação de Portalegre a cidade, haverá o habitual hastear da bandeira, Missa e a Sessão Solene do Dia da Cidade, com entrega de medalhas, bem como o Desfile das Maias e o Cortejo das Carroças.
O programa inclui ainda actividades num período mais alargado com início já no dia 14 e que se entende até dia 28 de Maio, num «mês que queremos que seja cada vez mais de Festa para todo o concelho, e fica o apelo à mobilização e à participação de todos nas comemorações do aniversário da nossa cidade», refere Fermelinda Carvalho.

PUB

De acordo com a autarca, o programa das Festas da Cidade representa um investimento de cerca de 75 mil euros, que «é um esforço para o Município, mas que eu acho que cidade merece e o nosso objectivo é ir reforçando o investimento nas festas nos próximos anos, contando com a colaboração de todos, e por isso quisemos que todos se sentissem envolvidos, porque estas comemorações devem ser um momento de união de todos os portalegrenses, porque depende de todos nós o seu sucesso», defende, confiante de que «estão reunidas todas as condições para termos umas Festas da Cidade dignas e que nos orgulhem».