Publicidade

A Câmara de Portalegre preparou um programa natalício com várias actividades que promete animar a cidade. A iniciativa “Natal em Portalegre” decorre até dia 8 de Janeiro, através de actividades alusivas à época festiva, ao sabor dos produtos mais notórios da região, desde os vinhos, aos doces conventuais, elaborados através da arte dos mais diversos criativos portalegrenses.

Também as ruas da cidade representarão esta época festiva, através de apontamentos musicais e culturais, animação e iluminação, com as forças vivas do concelho, onde as crianças, jovens e adultos elevam e dignificam as nossas canções e tradições, com orgulho, por todo o país.

De acordo com a Câmara, este «será um Natal de todos e para todos, um Natal que queremos que seja vivido com saúde, amor e responsabilidade, passado com as nossas famílias, com os nossos saberes e sabores, com as nossas tradições e o nosso brio, com o orgulho de ser portalegrense».

De realçar que as actividades programadas estão dependentes das condições climatérica, bem como da evolução da pandemia de Covid-19, podendo sofrer alguns ajustes ou ser canceladas.

Programa “Natal em Portalegre”:

– Até 8 de janeiro de 2022

O Jardim da Avenida da Liberdade e a Praça da República são os locais destinados para os divertimentos infantis, com as saborosas pipocas, algodão doce e tradicionais farturas.

– Dias 8 a 23 de dezembro

Entre 8 e 23 de dezembro decorrerá, no Jardim da Avenida da Liberdade, a “Feira de Natal – Associações Sem Fins Lucrativos”, das 17h00 às 20h00, nos dias úteis, e das 11h00 às 19h00 em feriados e fins-de-semana.

– Dias 8 a 31 de dezembro

Igualmente nestas datas, até 31 de dezembro, pode visitar-se a Exposição e Venda de Presépios, no Posto de Turismo da Câmara Municipal de Portalegre, a Exposição de Presépios “Coleção Rui Sequeira/Diocese de Portalegre e Castelo Branco”, na Biblioteca Municipal e Espaços Culturais da Cidade, a Decoração de Montras com Presépios de Artesãos de Portalegre, no Comércio Tradicional, bem como a Iluminação e Animação com Música alusiva ao Natal, igualmente na Rua do Comércio e, também, na Rua 5 de Outubro. A Exposição de Presépio – Escultura de Autoria do Artista Plástico Luís Leite Rio estará no Largo Frederico Laranjo e, no Coreto do Jardim da Avenida da Liberdade, estará o Presépio Criativo – Artes da Escola Secundária de S. Lourenço.

Para além destes eventos, de artesanato, tradições, arte e gentes, que ocorrem praticamente durante o mês inteiro de dezembro, existem acontecimentos em cada dia e/ou fim-de-semana do mês:

– Dia 8 de dezembro

Os Lagóias farão uma atuação, pelas 15h00, na Rua 5 de Outubro (Largo 28 de Janeiro).

Pelas 15h30, os Alunos da Escola de Artes do Norte Alentejano atuam no Largo da Igreja da Misericórdia.

Apresentação do Catálogo da Casa Museu José-Régio decorrerá pelas 16h00, na Casa Museu José-Régio.

– Dias 9 e 11 de dezembro

Em ambos os dias decorrerá o Cinema de Natal – “Velozes e Traquinas: A Grande Corrida da Neve”, no Centro de Artes do Espetáculo. Com a duração de 89 minutos e numa versão dobrada, o filme de animação será projetado quinta-feira, dia 9, nas sessões das 15h00, 18h30 e 21h30. Dia 11, sábado, poderá assistir ao filme nas sessões das 15h00 e das 17h00.

– Dias 10, 11 e 12 de dezembro

Neste fim-de-semana pode saborear os vinhos e os doces da nossa região, no Mercado de Vinhos e Doces de Natal*, no Mercado Municipal de Portalegre. Das 18h00 às 22h00, no dia 10, sexta-feira; das 17h00 às 22h00, no dia 11, sábado; e das 15h00 às 20h00, no dia 12, domingo.

* Consultar programa próprio

Nesse sábado, dia 11 de dezembro, pode ainda aproveitar a manhã e o início de tarde ao assistir às atuações tradicionais nos diversos espaços da cidade. Pelas 10h30, com o Rancho Folclórico dos Fortios (Tocata), no Mercado Municipal. Pelas 15h00, com o Grupo Cantares de Portalegre “O Semeador”, na Rua 5 de Outubro (Largo 28 de Janeiro). Pelas 16h00, com a Sociedade Musical Euterpe, no Jardim da Avenida da Liberdade.

No domingo, dia 12 de dezembro, pelas 15h30, com a Associação Cultural Sons do Campo “Os Sopinhas”, no Centro Comercial Fontedeira.

– Dias 14, 17 e 18 de dezembro

Na terceira semana de dezembro, haverá Cinema de Natal – “Encanto”, nos dias 14 e 18, com sessões às 15h00, 18h30 e 21h30, na terça-feira; e às 15h00 e 17h00, no sábado, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre. Já na sexta-feira, dia 17, a Igreja de São Lourenço receberá o Orfeão de Portalegre para um Concerto de Natal, pelas 21h30.

– Dias 18 e 19 de dezembro

Durante o fim-de-semana, sábado e domingo, os artistas e criativos portalegrenses estarão, no Mercado Municipal, a expor e vender as suas peças de artesanato, elaboradas com tanta dedicação e arte. Pode visitar esta Feira de Artesanato em qualquer um dos dias, das 15h00 às 20h00, apoiando os artesãos locais, pela sua visita, ou pela escolha das suas peças como opção de oferta natalícia.

– Dias 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro

Para além do cinema existente no dia 18, sábado, bem como a Feira de Artesanato, também no dia 19; os portalegrenses poderão assistir, durante cinco dias, ao Cinema de Natal, gratuito, no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, pelas 15h00.

Dia 18, sábado, com o filme de drama e animação, “O Principezinho”.

Dia 19, domingo, numa aventura e animação com “Polar Express”.

Dia 20, segunda-feira, uma sessão familiar recheada de fantasia e animação, com “Um Conto de Natal”.

“Arthur Christmas” é o filme de animação selecionado para o dia 21, terça-feira.

No último dia do Cinema de Natal gratuito, dia 22, quarta-feira, a família pode juntar-se uma última vez para uma sessão de animação e fantasia, com “O Estranho Mundo de Jack”.

Para além do cinema, pode também:

No dia 18, aproveitar a sua manhã, pelas 10h00, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, com a Sociedade Musical Euterpe (Audições de Natal). Pelas 10h30, assistir ao Rancho Folclórico e Cultural da Boavista, no Mercado Municipal. Se preferir assistir a alguns Contos de Natal, com os mais pequeninos (seis aos dez anos), a Biblioteca Municipal de Portalegre tem as portas abertas, pelas 15h00, para apresentar “O Dia da Sereia”, de José Jorge Letria, “Quando ao Matias lhe entrou vontade de fazer chichi na noite de natal” e “Sonho de Neve”, de Eric Carle. Pelas 16h00, “Euterpe Five” atua no Mercado Municipal e, pelas 21h30, pode assistir ao Espetáculo de Natal “De Nós Para Vós”, do CAEPVOICES, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

No dia 19, pode igualmente assistir ao espetáculo do Grupo de Cantares Cantalagoa, pelas 15h30, no Centro Comercial Fontedeira.

Nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, para além dos filmes que estarão no Museu da Tapeçaria, pode também deliciar-se com as Atividades de Natal do Agrupamento de Escolas José Régio, sendo que, no dia 20, pelas 10h30, está marcada a atividade “Duendes da Régio. Creative Lab”, no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, Praça da República e Rua do Comércio.

Dia 21, pelas 10h00, a “Ciência Mágica. Creative Lab”, na Sala de Expressão Plástica da Biblioteca Municipal; pelas 11h00, do mesmo dia, os “Duendes da Régio. Creative Lab”, nos Claustros da Biblioteca Municipal.

No último dia, 22 de dezembro, haverá o “Natal em Movimento. Creative Lab”, pelas 10h00, no 1º piso do Mercado Municipal e, pelas 11h00, os “Duendes da Régio. Creative Lab”, no Mercado Municipal e Jardim da Avenida da Liberdade.

– Dias 19 a 24 de dezembro

Durante o período de 19 a 24 de dezembro, haverá o Autocarro de Natal que, gratuitamente, fará o circuito Praça da República, Rua Torre do Pessegueiro, Rua de Elvas, Rua do Comércio, Rua 5 de outubro, Rossio e Tarro, no horário das 10h30 às 17h00.